folder Dicas de Filmes


Confira dicas de filmes que abordam temáticas relacionadas a pessoas com deficiência e altas habilidades/superdotação:

video Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador

Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador
Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador (intelectual)
Título original: What's Eating Gilbert Grape
Ano: 1994
País de origem: EUA
Sinopse: Gilbert (Johnny Depp) vive numa pequena cidade do interior. Sua família depende dele para tudo desde que o pai morreu: para sustentar a casa; para tomar conta do irmão Arnie (Leonardo DiCaprio, indicado ao Oscar de ator coadjuvante), que tem problemas mentais e vive arranjando problemas; para cuidar da mãe, que nunca sai de casa e tem um sério problema de obesidade. Ele trabalha numa mercearia e já não agüenta sua vida. Quando Becky (Juliette Lewis) e sua família aparecem na cidade, Gilbert se apaixona. Essa e outras mudanças abrem espaço para que ele veja esperança e beleza em sua vida.

video Guzaarish

Guzaarish
Guzaarish (física)
Título original: Guzaarish
Ano: 2010
País de origem: Índia 
Sinopse: Ethan Mascarenhas, um dos maiores mágicos do seu tempo, ficou imobilizado com uma lesão na coluna vertebral durante os últimos 14 anos da sua vida. Porém, ele ainda consegue espalhar magia e esperança através do seu humor irreprimível para cada ouvinte do seu programa de rádio. Ethan, é auxiliado a cada momento da sua vida pela sua enfermeira, Sofia D'Souza. Entre eles existe um amor formoso, no seu silêncio implícito, e no 14º aniversário do seu acidente, Ethan, faz uma petição ao tribunal que choca o mundo e deixa Sofia, num impasse. Ethan luta para exigir o direito mais básico a que todo o ser humano tem direito, o direito de acabar com a sua própria vida.

video Intocáveis

Intocáveis
Intocáveis (física)
Título original: Intouchables
Ano: 2011
País de origem: França
Sinopse: Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

video Johnny vai à guerra

Johnny vai à guerra
Johnny vai à guerra (física)
Título original: Johnny Got His Gun
Ano: 1971
País de origem: EUA
Sinopse: Um soldado americano é atingindo no último dia da I Guerra Mundial. Joe (Timothy Bottoms) está deitado em uma cama de hospital e se dá conta que perdeu seus braços, pernas, olhos, nariz e boca. Ele relembra momentos de sua vida, mas não pode distinguir se está em um sonho ou se está acordado. Um dia ele encontra uma alternativa para se comunicar com as pessoas que cuidam dele.

video Loucos e Apaixonados

Loucos e Apaixonados
Loucos e Apaixonados (autismo)
Título original: Mozart and the Whale
Ano: 2005
País de origem: EUA
Sinopse: Donald (Josh Hartnett) é um homem de bom coração, com uma paixão por aves e um talento sobre-humano para decorar números. E, como tantos outros que sofrem de Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, Donald tem uma fixação por rotinas pré-estabelecidas. Mas, quando a bela Isabelle (Radha Mitchell) se junta ao grupo de autistas que ele lidera, a vida de Donald vai virar-se do avesso.

video Mãos talentosas - a história de Bem Carson

Mãos talentosas - a história de Bem Carson
Mãos talentosas - a história de Bem Carson (altas habilidades)
Título original: Gifted Hands: The Ben Carson Story
Ano: 2009
País de origem: EUA
Sinopse: Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Entretanto aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.

video Mary e Max

Mary e Max
Mary e Max (autismo)
Título original: Mary and Max
Ano: 2010
País de origem: Australia
Sinopse: Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

video Meu filho meu mundo

Meu filho meu mundo
Meu filho meu mundo (autismo)
Título original: Son-Rise: a Miracle of Love
Ano: 1979
País de origem: EUA
Sinopse: O filme conta a história da criação do programa Son-Rise para tratamento de crianças com autismo, uma terapia criada por País, leigos, e que tem obtido grande sucesso até os dias atuais. Raun Kaufman é a primeira criança a ser tratada pelo método. Baseado no livro “Sun-Rise”, de Barry Neil Kaufman.

video Meu Nome é Rádio

Meu Nome é Rádio
Meu Nome é Rádio (intelectual)
Título original: Radio
Ano: 2003
País de origem: EUA
Sinopse: Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

video Meu nome é Khan

Meu nome é Khan
Meu nome é Khan (autismo)
Título original: My Name Is Khan
Ano: 2010 
País de origem: Índia 
Sinopse: Rizwan Khan, uma criança muçulmana que tem síndrome de Asperger, uma espécie de autismo, cresceu com a sua mãe em Mumbai. Quando adulto, ele decide se mudar para São Francisco, onde vai viver com os seus irmãos. Lá, ele se apaixona pela jovem Mandira, uma cabeleireira divorciada que vive com o filho Samee. Os dois se casam e passam a ter uma vida feliz, mas apenas até os atentados de 11 de Setembro, quando começam a ser atacados por sua origem étnica e a sofrer muito preconceito.

video Meu pé esquerdo

Meu pé esquerdo
Meu pé esquerdo (paralisia cerebra)
Título original: My Left Foot: The Story of Christy Brown
Ano:1989
País de origem: Reino unido e Irlanda 
Sinopse: Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro ele torna-se escritor e pintor.

video Mr. Holland - Adorável professor

Mr. Holland - Adorável professor
Mr. Holland - Adorável professor (auditiva)
Título original: Mr Holland's Opus
Ano: 1995
País de origem: EUA
Sinopse: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

video Nascido em 4 de julho

Nascido em 4 de julho
Nascido em 4 de julho (paraplegia)
Título original: Born on the Fourth of July
Ano: 1989
País de origem: EUA
Sinopse: Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.

video Nell

Nell
Nell (autismo)
Título original: Nell
Ano: 1994
País de origem: EUA
Sinopse: O filme se inicia com a morte de uma senhora idosa e seu corpo sendo preparado para a despedida final. A mulher morta era mãe da personagem-tema deste filme, uma eremita, vivia apenas com a filha Nell, mulher de, aproximadamente, 30 anos de idade, e que possuía problemas na fala, morava em uma casa no meio da floresta. A primeira impressão que ela passou foi a de uma pessoa selvagem com problemas mentais.

video Nicky and Gino

Nicky and Gino
Nicky and Gino (intelectual)
Título original: Dominick and Eugene
Ano: 1998
País de origem: EUA
Sinopse: Dominick (Nicky) e Eugene (Gino), Tom Hulce e Ray Liotta, respectivamente, são irmãos gêmeos não-idênticos, órfãos de mãe e que moram longe do pai, Nicky é um pouco 'lento', em virtude de um acidente sofrido quando era mais jovem. Ele vive à parte em um mundo criado por si próprio, o que não o impede de trabalhar o dia todo e ajudar a custear os estudos do irmão, Gino, por sua vez, é um estudante de Medicina que tem a sua vida limitada por ter de cuidar do irmão, a quem é agradecido pelo seu esforço e cuja vida serve de motivação para ele se formar e se preocupar.

default O Amor é Contagioso

O Amor é Contagioso
O Amor é Contagioso (intelectual)
Título original: Patch Adams
Ano: 1998
País de origem: EUA
Sinopse: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

video O começo da vida

O começo da vida
O começo da vida
Ano: 2016
País de origem: Brasil
Sinopse: Uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível.

video O despertar para vida

O despertar para vida
O despertar para vida (física)
Título original: The Waterdance
Ano: 1992 
País de origem: EUA
Sinopse: Um jovem escritor, um motociclista rebelde e racista e um alcoólatra negro e galanteador acabam se encontrando em uma enfermaria. Paralíticos descobrem que os preconceitos e vícios devem ser superados quando se quer reconstruir a vida. Surpresos com o destino trágico, começam a trocar experiências e aos poucos nasce a amizade. Porém as visitas da amante do novelista começam aos poucos restabelecer o clima de tensão e conflitos uma vez esquecidos, ressurgem marcados pela amargura.

video O Enigma das Cartas

O Enigma das Cartas
O Enigma das Cartas (autismo)
Título original: House of cards
Ano: 1993
País de origem: EUA
Sinopse: Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.

video O guardião de memórias

O guardião de memórias
O guardião de memórias (Síndrome de Down)
Título original: The Memory Keeper’s Daughter
Ano: 2008
País de origem: EUA
Sinopse: Em 1964, Dr. David Henry (Dermot Mulroney) separou sua filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha Síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira (Emily Watson), David corta todo o contato com ela e concentra-se em seu filho e na esposa (Gretchen Mol). Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e transforma-se numa bela moça, enquanto David assiste à derrocada da família que lhe restou sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito