folder Dicas de Filmes


Confira dicas de filmes que abordam temáticas relacionadas a pessoas com deficiência e altas habilidades/superdotação:

video Oitavo dia

Oitavo dia
Oitavo dia (Síndrome de Down)
Título original: Le huitième jour
Ano: 1996
País de origem: Reino unido, França e Bélgica
Sinopse: Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os sete dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa mas não consegue se desvencilhar dele.

video O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação
O Jogo da Imitação (altas habilidades)
Título original: The Imitation Game
Ano: 2015
País de origem: EUA, Reino Unido
Sinopse: Conta a história real do criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna. Turing e sua equipe desenvolvem o projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas, mas precisam lidar com difíceis decisões sobre quem e quando salvar. O filme ainda retrata a exclusão social vivida por Turing pela sua personalidade e escolhas sexuais.

video O Milagre de Anne Sullivan

O Milagre de Anne Sullivan
O Milagre de Anne Sullivan (surdo-cegueira)
Título original: The Miracle worker
Ano: 1962
País de origem: EUA
Sinopse: A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

video O óleo de Lorenzo

O óleo de Lorenzo
O óleo de Lorenzo (física)
Título original: Lorenzo's Oil
Ano: 1993
País de origem: EUA
Sinopse: Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

video O preço do desafio

O preço do desafio
O preço do desafio (altas habilidades)
Título original: Stand and Deliver
Ano: 1988
País de origem: EUA
Sinopse: O professor de Matemática Jaime Escalante leciona numa típica escola americana da periferia, que recebe alunos hispânicos, negros e integrantes de gangues. A instituição trata quase todos como pessoas fracassadas, condenadas a não ter um futuro muito interessante. Mas Escalante quer provar que o rótulo está errado, e começa a incentivar uma turma de estudantes a estudar cálculo avançado. O objetivo é fazer o grupo passar no dificílimo teste da matéria, aplicado pelo governo.

video O primeiro da classe

O primeiro da classe
O primeiro da classe (síndrome de Tourette)
Título original: Front of the class
Ano: 2008
País de origem: EUA
Sinopse: Drama familiar sobre um homem com síndrome de Tourette que desafia a todos a se tornar um excelente professor. Inspirado em uma história verdadeira.

video O segredo de Beethoven

O segredo de Beethoven
O segredo de Beethoven
Título original: Copying Beethoven
Ano: 2006
Pais de origem: EUA, Hungia e Alemanha.
Sinopse: Anna Holtz (Diane Kruger) é uma jovem de 23 anos que sonha em se tornar uma compositora. Como estudante do Conservatório de Música, ela é indicada para um cobiçado cargo em uma editora musical. Devido a uma série de eventos ocasionais ela é designada para trabalhar juntamente a Ludwig van Beethoven (Ed Harris), o mais celebrado artista vivo da época. Inicialmente descrente, Beethoven faz a Anna um desafio de improvisação, no qual ela demonstra sua sensibilidade musical. Beethoven a aceita como escriba, dando início a um forte relacionamento entre os dois.

video O Silêncio

O Silêncio
O Silêncio (visual e auditiva)
Título original: Sokout
Ano: 1998
País de origem: Irã 
Sinopse: Khorshild é um garoto cego de 10 anos. Morando com a mãe em uma fronteira do Irã com o Tajiquistão, o jovem tem uma sensibilidade sonora muito aguçada, o que proporciona para ele um trabalho como afinador de instrumentos musicais. Todo dia ele pega o ônibus para ir ao trabalho e, quase sempre, se perde no meio dos sons da cidade, deixando seu chefe impaciente.

video Os melhores dias de nossas vidas

Os melhores dias de nossas vidas
Os melhores dias de nossas vidas (física)
Título original: Inside I'm Dancing
Ano: 2004
País de origem: Reino unido e Irlanda do norte 
Sinopse: Rory (James McAvoy) é um jovem rebelde, bem-humorado, que fala o que pensa, não liga para as convenções sociais, nem para nada, nem para ninguém. Seu oposto é Michael (Steven Robertson), que sempre levou uma vida completamente sem graça e enfadonha. O que estas duas pessoas tão diferentes poderiam ter em comum? A resposta é cruel: Rory é tetraplégico e Michael tem paralisia cerebral. Descontentes com as "regras da vida", estes dois amigos inusitados planejam deixar a instituição onde estão internados com a ajuda de Siobhan (Romola Garai) para que eles finalmente atinjam seus objetivos: viver a vida em toda sua intensidade. Mas quais as surpresas que o mundo fora dos portões da instituição irão revelar aos dois rapazes.

video Perfume de Mulher

Perfume de Mulher
Perfume de Mulher (visual)
Título original: Scent of a Woman
Ano: 1992
País de origem: EUA
Sinopse: Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O'Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

video Prenda-me se For Capaz

Prenda-me se For Capaz
Prenda-me se For Capaz (altas habilidades)
Título original: Catch Me if You Can
Ano: 2002
País de origem: EUA
Sinopse: O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Frank Abagnale. Jovem, inteligente, irreverente se passava por diferentes personagens, falsificava documentos e copiava cheques. De um jeito ou outro, sempre conseguia escapar do FBI. Retrata bem como as altas habilidades podem estar relacionadas a diferentes aspectos e como também podem levar para caminhos relacionados ao crime.

video Rain Man

Rain Man
Rain Man (autismo)
Título original: Rain man
Ano: 1989
País de origem: EUA
Sinopse: Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

video Sempre amigos

Sempre amigos
Sempre amigos (física)
Título original: The Mighty
Ano: 1998
País de origem: EUA
Sinopse: Maxwell Kane (Elden Henson) é um garoto de 14 anos que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Quando Kevin Dillon (Kieran Culkin), um garoto que sofre de uma doença que o impede de se locomover, se muda para a vizinhança eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas à sua volta.

video Simples como amar

Simples como amar
Simples como amar (intelectual)
Título original: The Other Sister
Ano: 1999
País de origem: EUA
Sinopse: Após passar alguns anos em uma escola especial, Carla Tate (Juliette Lewis) foi "graduada" e poderá voltar para casa de seus pais em São Francisco. Mas, apesar de ser intelectualmente limitada, Carla planeja morar sozinha, ter uma vida independente e também se libertar da presença da mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de ter seu próprio apartamento é aumentado quando conhece Danny McMann (Giovanni Ribisi), um jovem que como ela é mentalmente "lento", mas mora sozinho. Em pouco tempo Carla e Danny estão namorando e já pensam em se casar.

video Temple Grandin

Temple Grandin
Temple Grandin (autismo)
Título original: Temple grandin
Ano: 2010
País de origem: EUA
Sinopse: Cinebiografia da jovem autista Temple Grandin (Claire Danes) que tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.

video The Fundamentals of Caring

The Fundamentals of Caring
The Fundamentals of Caring (Física)
Título original: The Fundamentals of Caring
Ano: 2016
País de origem: EUA
Sinopse: Após uma tragédia pessoal, o escritor Ben (Paul Rudd) decide virar um cuidador. Seu primeiro cliente, Trevor (Craig Roberts), é um jovem de humor ácido de 18 anos com distrofia muscular. Os dois decidem embarcar em uma roadtrip por inusitados pontos turísticos dos EUA. Até que, no meio do caminho, surge uma garota sem rumo e/ou papas na língua (Selena Gomez).

video Uma janela para o céu

Uma janela para o céu
Uma janela para o céu (física)
Título original: The Other Side of the Mountain
Ano: 1975
País de origem: EUA
Sinopse: Jill Kinmont (Marilyn Hassett) é uma jovem de 18 anos que vive nos Estados Unidos de 1955. Ela se revela como um grande talento no esqui, e todos apostam que a menina ganhará os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956. Mas acontece um acidente, e Jill quase morre depois de uma perigosa queda na neve. Ela não perde a vida, mas fica paralisada do pescoço para baixo, e impedida de praticar esportes para sempre. Jill começa então a enfrentar outra batalha: Reaprender a viver, agora com uma deficiência grave. Para isso ela terá que contar com o apoio de familiares, País e amigos.

video Uma Lição de Amor

Uma Lição de Amor
Uma Lição de Amor (intelectual)
Título original: I Am Sam
Ano: 2002
País de origem: EUA
Sinopse: Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz sete anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

video Uma mente brilhante

Uma mente brilhante
Uma mente brilhante (altas habilidades)
Título original: A Beautiful Mind
Ano: 2001
País de origem: EUA
Sinopse: Conta a história de John Nash, um matemático com sucesso em várias áreas e respeitado na academia. Um dos seus trabalhos mais famosos foi o doutorado em 1950, com a tese sobre os jogos não-cooperativos entre pessoas, que mais tarde seria chamado de Equilíbrio de Nash e é a base da Teoria dos Jogos. Mas o gênio da matemática também precisou resolver outros problemas após ser chamado para trabalhar no governo americano e foi diagnosticado como esquizofrênico.

video Vermelho como o céu

Vermelho como o céu
Vermelho como o céu (visual)
Título original: Rosso come il cielo
Ano: 2006
País de origem: Itália
Sinopse: Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estórias sonoras.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito