Em 1978, a Fundação iniciou uma caminhada solitária em direção à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, haja vista que neste período não se dispunha de meios legais que promovessem o seu acesso ao âmbito profissional. Somente em 1991 é promulgada a Lei nº 8.213, que em seu artigo 93 dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência. 

Em 1981, diante da demanda gerada pelo Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, a FCEE implantou uma equipe de quatro profissionais, objetivando a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Estado de Santa Catarina. Deste trabalho resultou a inclusão de 200 profissionais com deficiência nos municípios de Florianópolis, São José, Chapecó, Blumenau, Brusque e Rio do Sul.

No decorrer destes 38 anos, a Fundação, por meio do Centro de Educação e Trabalho (CENET), vem ampliando suas atividades, seja no que se refere à qualificação profissional, seja na colocação no mercado de trabalho, com resultados bastante satisfatórios.

Entre 2012 e 2017 o Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE promoveu a contratação de cerca de 600 pessoas com deficiência por empresas da Grande Florianópolis.

Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho
Realizado pelo CENET, é responsável pelo encaminhamento e acompanhamento de pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla e/ou transtorno do espectro autista - TEA) no mercado de trabalho. Também oferece suporte teórico-metodológico às instituições que visam a qualificação profissional destas pessoas e às empresas que mantêm essas pessoas em seu quadro funcional. É de sua competência a capacitação de profissionais na área da educação profissional, oferecendo estágios e realizando cursos e assessorias.

Realiza ainda avaliação diagnóstica de pessoas com indicativos de deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista – TEA, envolvendo profissionais da área do Serviço Social, Psicologia e Pedagogia, atendendo as exigências do Ministério do Trabalho quanto à emissão de laudo diagnóstico e atestado comprobatório da deficiência para o preenchimento das vagas de trabalho disponibilizadas às pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente.

Compete ainda ao Serviço de Colocação Mercado de Trabalho:
– Realizar a sondagem das vagas de trabalho para pessoas com deficiência, ofertadas por diferentes empresas privadas ou públicas;
– Identificar o perfil profissional dos candidatos à vaga de trabalho, por meio de entrevista.
– Acompanhar os candidatos no processo seletivo realizado pela empresa;
– Proceder, na empresa, a orientação e acompanhamento do recém-contratado na execução de suas atividades profissionais, durante o período de adaptação ao posto de trabalho;
– Realizar palestras nas empresas contratantes, abordando conteúdos relativos à conceituação e caracterização das deficiências, aspectos relacionais e potencial produtivo da pessoa com deficiência;

Sua empresa possui vagas para pessoas com deficiência?
Cadastre-a através do telefone (48) 3381-1618 ou e-mail mercadotrabalho@fcee.sc.gov.br. Favor enviar nome da empresa, telefone e endereço para que a equipe da FCEE possa entrar em contato.

Instituições parceiras
Sistema S (SESI/SENAI/SENAC) / Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) /Instituto Federal Catarinense (IFC)

Contato:
Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho - FCEE
Telefone: (48) 3381-1618
E-mail: mercadotrabalho@fcee.sc.gov.br

Visite o blog do Cenet

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito