II Seminário Catarinense de Altas Habilidades/Superdotação
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove nesta terça-feira, dia 27 de setembro, o II Seminário Catarinense de Altas Habilidades/ Superdotação. O evento, que ocorre das 09h às 16h30 no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, deve reunir mais de 600 profissionais provenientes de todo o Estado para discutirem políticas públicas e Atendimento Educacional Especializado para alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação.

A programação do evento, coordenado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE, contará com palestras ministradas por convidados especiais, como a professora Doutora em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Soraia Napoleão Freitas, autora de diversas publicações e pesquisas na linha de Altas Habilidades, Inclusão Escolar e Práticas Educativas, e Cristina Maria Carvalho Delou, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD).

NAAHS/FCEE
Pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assim como as pessoas com deficiência e as com transtorno do espectro autista e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, definem o público-alvo da educação especial. Resguardadas por leis, devem receber um atendimento educacional especializado visando seu desenvolvimento. O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE promove a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos usuários com indicadores de AH/SD, além de promover produção de conhecimento, capacitação de profissionais, assessorias técnicas e análises de processos de implantação de serviços de atendimento educacional especializado para os alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino.

Desde o final de 2015 a FCEE vem promovendo a expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na rede regular de ensino em Santa Catarina, visando descentralizar os processos de identificação, avaliação e atendimento dos estudantes. Em 2016 foram sete regiões administrativas do Estado a receberem capacitações e assessoria para a implantação dos serviços, através das Gerências Regionais de Educação das Agências Regionais de Desenvolvimento (ADR). Para 2017, já está confirmada a implantação dos serviços em mais oito regiões, totalizando cerca de 40% da rede regular de ensino do Estado.

SERVIÇO:
II Seminário Catarinense de Altas Habilidades/Superdotação
DATA: dia 27 de setembro de 2016.
HORÁRIO: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
LOCAL: Teatro Pedro Ivo – Centro Administrativo do Governo do Estado de SC
Rodovia SC 401 – Km 5, nº 4600 – Florianópolis (SC)

PROGRAMAÇÃO:
09h - Políticas públicas para as AH/SD: conhecendo diferentes contextos
Docente: Soraia Napoleão Freitas
Professora Doutora em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), autora de diversas publicações e pesquisas na linha de Altas Habilidades, Inclusão Escolar e Práticas Educativas.

13h30 - Estratégias para identificação e Atendimento dos alunos com indicadores de AH/SD
Docente: Cristina Maria Carvalho Delou
Doutora em Educação, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD)

15h30 - Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE: 10 anos de trajetória