GERED de Joaçaba em visita ao NAAH/S
TRADUÇÃO LIBRASUm grupo de representantes da Gerência de Educação (GERED) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joaçaba visitou a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) na manhã desta quarta-feira, dia 28/09, com o objetivo de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Joaçaba é uma das nove ADRs de Santa Catarina que está recebendo capacitações e assessoria da FCEE para a implantação em 2017 do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na rede regular de ensino.

O grupo da GERED de Joaçaba, formado pela supervisora de gestão em rede Beatriz Colusso Zagunel, pela integradora de ensino Janete Giacomin Dagostini, pela responsável pela Educação Especial Eloni Luiza Bevilacqua Cerati e pela diretora da escola de educação básica Nelson Pedrini, Adriane Margareth Martin, onde será implantado o serviço de AEE, foi recebido pela coordenadora do NAAHS/FCEE, Andreia Panchianiak, pela integradora de Educação Especial da Gerência de Pesquisas e Conhecimentos Aplicados (GEPCA), Juliana Copetti Mattos da Conceição, e pela professora Maria Gizeli da Silva. As profissionais de Joaçaba participaram do II Seminário Catarinense de Altas Habilidades/Superdotação, ocorrido no Teatro Pedro Ivo no dia 27/09, e estenderam sua estadia na Grande Florianópolis para conhecerem melhor o trabalho desenvolvido pelo NAAH/S.

Desde o final de 2015 a FCEE vem promovendo a expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na rede regular de ensino em Santa Catarina, visando descentralizar os processos de identificação, avaliação e atendimento dos estudantes. Em 2016 foram seis regiões administrativas do Estado a receberem capacitações e assessoria para a implantação dos serviços, através das Gerências Regionais de Educação das Agências Regionais de Desenvolvimento (ADR). Para 2017, já está confirmada a implantação dos serviços em mais nove regiões.