Palestra sobre Tecnologia Assistiva com a terapeuta ocupacional da UFPR Gabriela Cordeiro Corrêa do Nascimento
TRADUÇÃO LIBRASTeve início no Auditório da FCEE na manhã desta quinta-feira, 20 de outubro, o II Seminário de Tecnologia Assistiva e Educacional. Com a presença de profissionais da educação especial, da rede regular de ensino estadual e municipal e da área da saúde provenientes de todo o Estado, a capacitação está sendo ministrada por duas pesquisadoras convidadas provenientes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que apresentam a importância do uso das tecnologias como ferramenta para a inclusão escolar e social.

Apresentação de dança do ventre com usuária da FCEEA cerimônia de abertura contou com a apresentação de dança do ventre de uma usuária da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e todo o evento, que prossegue até as 16h30 desta sexta-feira, dia 21, também está sendo traduzido por intérpretes da Central de Interpretação de LIBRAS da FCEE. Logo após a abertura teve início a palestra sobre Tecnologia Assistiva, ministrada pela terapeuta ocupacional Gabriela Cordeiro Corrêa do Nascimento, professora da UFPR, que abordou, entre outros temas, recursos de Tecnologia Assistiva voltados para adequação da postura sentada, alimentação, higiene pessoal, uso de computadores, entre outros. Professora da UFPR desde 2010, Gabriela atua principalmente nos temas de saúde ocular, deficiência visual, alterações visuais em múltipla deficiência, terapia ocupacional, desempenho ocupacional e tecnologia assistiva.

Amanhã, dia 21, a programação do evento prossegue com a palestra sobre Tecnologia Educacional com a pedagoga Ariana Chagas Gerzson Knoll, pesquisadora da UFPR na área de Tecnologias Educacionais, com ampla experiência de pesquisa e atuação na área. Em 2001, na cidade de Jaraguá do Sul, se tornou a primeira professora de rede pública municipal de Educação Infantil do estado de Santa Catarina a instalar um computador conectado à internet em sala de aula. A rede pública de ensino da cidade de Jaraguá também foi tema durante três anos de sua pesquisa de iniciação científica sobre as possibilidades de prática pedagógica na construção da leitura e da escrita com o uso dos recursos das Tecnologias Educacionais e da Internet na Educação.