Assinatura do convênio na ADR de Fraiburgo
No último dia 9 de fevereiro o presidente interino da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Eliton Carlos Verardi Dutra, esteve presente nas sedes das Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Videira e Curitibanos para assinatura dos convênios que prevêem transferência de recursos no ano letivo de 2017 para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) dos municípios de Fraiburgo e Santa Cecília. Participaram dos atos os secretários regionais das respectivas ADRs e o gerente de Planejamento e Avaliação da FCEE, Nery José Frizzo.

O convênio firmado é um novo modelo de gestão que vem sendo aplicado pelo Governo do Estado há dois anos em APAEs que demonstram interesse e apresentam projeto. O convênio visa estabelecer condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência nas instituições especializadas em educação especial, através da transferência de recursos para contratação de professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

A Apae de Fraiburgo é a primeira a adotar o modelo na região Meio-Oeste. De acordo com a presidente da instituição, o convênio direto permite uma melhora na gestão dos recursos humanos da instituição. “A escola ganha mais autonomia, tendo em vista que além da contratação dos professores, se houver valores residuais, os mesmos podem ser aplicados em outros segmentos dentro da Apae“, comenta a presidente.

O Governo do Estado de Santa Catarina investiu em 2016 mais de R$ 230 milhões em educação especial, consolidando a posição de estado do Brasil que mais investe nesta área. Foram cerca de R$ 1 mil por mês investido por aluno atendido pelas instituições especializadas do Estado, enquanto a média nacional não passa de R$ 345 reais, segundo dados do Ministério da Educação.