Aula presencial do Curso Recursos de Acessibilidade
TRADUÇÃO LIBRAS Nesta semana, nos dias 21 e 22 de junho (quarta e quinta-feira), ocorreram no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) as aulas presenciais do curso “Recursos de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência”. Coordenado pelo Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) em colaboração com o Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às pessoas com Deficiência Visual (CAP), o curso teve como objetivo promover o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) enquanto recurso pedagógico.

Nas aulas presenciais, os professores Luiz Fernando Ferreira, Marcelo Lofi e Sérgio de Castro abordaram temas como técnica de digitação, Sistema ORCA e outros recursos para Windows.

Realizado pela modalidade Educação a Distância (EaD), através da Plataforma Moodle, o curso teve início no dia 29 de maio e era dirigido a professores das instituições conveniadas com a FCEE, segundo professor e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede Estadual de Ensino, abordando a elaboração e produção de recursos pedagógicos midiáticos.

Entre os conteúdos abordados pela equipe de professores, formada por técnicos da FCEE, estavam conceitos de software para pessoas com deficiência visual; Software e hardware – iniciando os trabalhos para alunos com deficiência visual; Instalando e configurando softwares como Digitavox, ORCA, DOSVOX, NVDA; leitores de telas e outros recursos de acessibilidade; Programa MecDaisy; Técnicas para áudio-descrição; Utilizando o Headmouse, entre outros.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito