Assinatura do convênio do Serviço de Reabilitação Visual reúne autoridades na FCEE
TRADUÇÃO LIBRASUma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 14/09, no Auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), marcou a assinatura do Termo de Convênio entre a FCEE e a Secretaria de Estado da Saúde que possibilitou a retomada do atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde pelo Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV). O evento contou com a presença do Presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, do Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, e do deputado estadual José Nei Ascari, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

No início de agosto deste ano, o Serviço de Reabilitação Visual da FCEE retomou os atendimentos para usuários encaminhados pelo SUS, que estavam interrompidos desde março de 2015 devido a falta de médico oftalmologista. Neste período foram realizados apenas atendimentos de retorno e a usuários que já possuíam laudo médico graças a contratações emergenciais de oftalmologistas por curtos períodos. Único no Estado, o SRV funciona no campus da FCEE, localizado em São José, na Grande Florianópolis, e é voltado para pacientes com deficiência visual (cegos e com baixa visão) e com perdas ou atrofia ocular. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, com oftalmologistas especialistas em Baixa Visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores especialistas em Reabilitação Visual, Avaliação Funcional da Visão e Orientação e Mobilidade.

O presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, destacou a importância e a excelência do trabalho realizado pelos profissionais do SRV no atendimento aos deficientes visuais de todo o Estado de Santa Catarina e relembrou que a FCEE realizou contratações temporárias de médicos durante o período de interrupção do SRV para os atendimentos emergenciais, ressaltando que até o final do ano a demanda reprimida de cerca de 500 pacientes será atendida. “Além do SRV atender 120 pessoas por mês, a FCEE, através do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), atende 195 municípios do Estado produzindo livros em Braille para alunos de escolas estaduais”, afirmou. Verardi também destacou os investimentos da FCEE no SRV, que totalizaram cerca de R$ 320 mil para aquisição de um novo gabinete oftalmológico e R$ 280 mil em equipamentos ópticos que serão adquiridos até o final do ano.

Para o Secretário de Estado de Saúde, Vicente Caropreso, “a retomada do SRV é uma questão de cidadania e justiça social”, declarou, salientando o empenho da sua equipe técnica que possibilitou a retomada do atendimento aos pacientes do SUS. O secretário também destacou o papel da FCEE na luta pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O deputado Padre Pedro Baldissera, através de carta enviada pela sua representante, recordou a importância da Audiência Pública realizada na Alesc em março deste ano para a retomada do SRV, enquanto o deputado Nei Ascari relembrou os esforços realizados pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc em conjunto com a FCEE e a Secretaria de Estado da Saúde. “Encontramos muitas dificuldades no caminho, mas o importante hoje é que o serviço está sendo oferecido para as pessoas que mais precisam”, destacou o deputado.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como a assessora parlamentar Jucimara Thomaz, representando o deputado Padre Pedro Baldissera, a secretária de Assistência Social de São José, Rosemeri Bartucheski, o presidente da Câmara de Vereadores de São José, Orvino Ávila, e o deputado Antônio Aguiar. Também marcaram presença o presidente da Federação das APAES do Estado de Santa Catarina, Júlio César de Aguiar, a Secretária de Saúde de São José, representada por Patrícia Martins, o Secretário de Saúde de Florianópolis, representado por Fernando Deconto, o professor João de Paula, integrante do Movimento Salvem o SRV e o presidente da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), Jairo da Silva.

Mais informações sobre o SRV neste link.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito