Aula demonstrativa da equoterapia no campo de futebol da Fundação
TRADUÇÃO LIBRASEm parceria com o Regimento de Polícia Militar Montada da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, o curso “Aproximando Práticas: Vivências em Equoterapia”, que contou com uma parte teórica no turno da manhã e uma aula prática no campo de futebol à tarde. Com a participação de cerca de 100 profissionais de instituições especializadas de todo o Estado, a abertura do evento contou com a presença do presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, do tenente Mateus Lucas de Oliveira, representando o tenente-coronel Marcos José Besen, comandante do Regimento de Polícia Militar Montada, e do sargento Hilário José Ferreira, responsável pelo Serviço de Equoterapia no Regimento de Polícia Militar Montada. Confira a galeria de fotos neste link

Além do curso, também foi realizado o lançamento oficial do livro “Equoterapia - Exercícios Terapêuticos, Psicomotores e Pedagógicos sobre o Cavalo”, publicação da FCEE de autoria dos profissionais da equipe de equoterapia Erádio Gonçalves Júnior, Fabíola Spader, Ana Paula Cruz Ricci e Karina Andrioli. O livro reúne a experiência do Programa de Equoterapia da FCEE, com o objetivo de auxiliar profissionais das áreas de saúde, educação e equitação, proporcionando um melhor tratamento para seus pacientes. O livro está disponível para download na Biblioteca Virtual do site da FCEE através deste link.

Coordenado pelo Centro de Reabilitação Ana Maria Phillipi (CENER), o curso tinha como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos no atendimento à pessoa com deficiência e transtorno do espectro autista acerca das práticas no contexto da Equoterapia, tendo em vista os benefícios comprovados deste método terapêutico. Entre os participantes do curso estavam profissionais de instituições especializadas em educação especial e também em equoterapia, como o Espaço Garden, de Balneário Camboriú, que atua junto com a APAE desta cidade, o Centro de Equoterapia Galope da Alegria, que atua junto com a APAE de Cocal do Sul, e equitadores do Regimento de Polícia Militar Montada em busca de conhecimento.

O Serviço de Equoterapia da FCEE, que completou 19 anos de atuação neste mês de outubro, é realizado pelo CENER em parceria com a PMSC e as atividades de atendimento às pessoas com deficiência e à comunidade ocorrem nas dependências do Regimento da Polícia Militar Montada, em São José. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar.

A equoterapia é um método terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM, 1997), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITO, 2008) e pela comunidade científica internacional que utiliza o cavalo como terapeuta dentro de uma abordagem interdisciplinar envolvendo as áreas de saúde, educação e equitação, com objetivo de habilitar, reabilitar, educar e desenvolver habilidades de pessoas com deficiência. A prática da equoterapia gera benefícios no corpo, na mente e na participação social.

A FCEE é uma entidade filiada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), órgão que normatiza, supervisiona e coordena a prática da equoterapia a nível nacional, além de promover pesquisas e avanços científicos relacionados à prática equoterápica.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito