Aula do curso sobre CIF para servidores da FCEE
TRADUÇÃO LIBRASA Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foi o tema de um curso de capacitação realizado nesta sexta-feira (24/11) pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) voltado para profissionais dos Centros de Atendimento da instituição. No próximo dia 08/12 ocorre mais uma edição deste curso, desta vez voltado para profissionais das instituições especializadas conveniadas da Grande Florianópolis, através de uma parceria com Federação das APAES de Santa Catarina (Feapaesc) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ao longo de 2018 o curso será oferecido também em outras seis regiões, atendendo instituições de todo o Estado.

"Este curso está servindo para preparar os profissionais da FCEE para a aplicação da CIF nos nossos Centros de Atendimento", explica o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, explicando que a capacitação é fruto direto do trabalho do Grupo de Estudos sobre CIF da FCEE, que reuniu cerca de 20 servidores da instituições ao longo de 30 encontros, realizados entre maio de 2016 e agosto de 2017 com o objetivo de estudar a CIF e a produção científica sobre o assunto, além das aplicações da classificação no campus da FCEE, de modo a capacitar os servidores e embasar o trabalho realizado na instituição.

O grupo, coordenado pelos fisioterapeutas André de Sousa Rocha e Kelly Cristine Schmidt do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE), tinha também como objetivo ampliar a utilização da CIF na área da educação, realizando no futuro capacitações para servidores da FCEE e instituições conveniadas.

As capacitações que serão oferecidas para as instituições conveniadas serão realizadas no modo semi-presencial, com 8h presenciais e 8h à distância. No dia 08/12 ocorre a primeira de sete edições, que será voltada exclusivamente para profissionais das instituições especializadas conveniadas da Grande Florianópolis. No primeiro semestre de 2018 serão realizadas mais seis edições em datas ainda a serem confirmadas nos seguintes pólos: Oeste (São Miguel do Oeste), Meio-Oeste (Chapecó), Sul (Tubarão), Serra (Lages), Vale do Itajaí (Blumenau) e Norte (Joinville).

O Edital e as inscrições para a capacitação do próximo dia 08 serão divulgados em breve pela FCEE.

A CIF
Aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2001, a CIF define os componentes da saúde e do bem-estar relacionados com a saúde, como educação e trabalho, classificando a funcionalidade e a incapacidade associados aos estados de saúde. É complementar à Classificação Internacional das Doenças (CID), que classifica os estados de saúde, tais como doenças, perturbações, lesões, fornecendo uma estrutura de base etiológica. As duas classificações internacionais, em conjunto, fornecem uma perspectiva ampla e significativa da saúde das pessoas ou da população, importantes para tomadas de decisão.

Aceita por 191 países como norma internacional para descrever e avaliar a saúde e a deficiência, a CIF considera os aspectos sociais da deficiência e propõe um mecanismo para estabelecer o impacto do ambiente social e físico sobre a funcionalidade da pessoa, representando uma mudança de paradigma relacionada à visão de deficiência e incapacidade, substituindo o enfoque negativo por uma perspectiva positiva, considerando as atividades que um individuo pode desempenhar e a sua participação social. Assim, a CIF é importante para avaliação das condições de vida e promoção de políticas inclusivas, pois fornece instrumentos para avaliar os componentes do bem-estar e produzir ambientes mais acessíveis.

Publicada em português pela USP em 2003, a CIF estabelece uma base científica e uma linguagem comum que permitem a comparação entre dados sobre as consequências de estados de saúde entre países, disciplinas de cuidado da saúde ou épocas. Ainda que seja muito utilizada na saúde, a CIF ainda é uma novidade no campo da educação.