Convite do evento
TRADUÇÃO LIBRASNa próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) realizará a abertura da exposição fotográfica “Deficiência Intelectual e Envelhecimento: Um Novo Olhar" e o lançamento da cartilha “Envelhecer com Deficiência Intelectual: aspectos básicos sobre o cuidado e o acesso aos direitos”. A exposição estará disponível do dia 4 ao dia 15 de dezembro, entre às 7h e 19h, no Espaço Didático Cultural do Palácio Barriga Verde/ALESC.


Junto com a exposição, será lançada a cartilha “Deficiência Intelectual e Envelhecimento: aspectos básicos sobre o cuidado e o acesso aos direitos”, elaborada com elaborada para qualificar o processo de cuidado, com foco na humanização das práticas profissionais, caracterizando o cuidador principal ou familiar cuidador como alguém que também precisa ser cuidado, com a perspectiva de que cuidado não é algo negativo e sim inerente à condição humana. A cartilha será lançada às 14h.

Proposta pelo Centro de Educação e Vivência (CEVI) da FCEE, Exposição “Envelhecer com Deficiência Intelectual: um novo olhar” propõe ao observador a ressignificar o imaginário social sobre a Deficiência Intelectual, abordando questões como participação social, dignidade, respeito, interdependência e fases da vida, com a superação da ideia de “eterna criança”. As imagens expostas, buscam capturar com naturalidade as expressões de desejos, de afetos e de sentimentos, traduzindo todas as dimensões humanas que estão presentes no Envelhecimento com Deficiência.

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo CEVI é o atendimento de pessoas com Deficiência Intelectual da infância até o envelhecimento. A estrutura do CEVI oportuniza o acompanhamento do processo de desenvolvimento dessas pessoas no intuito de prepará-las para a vida além da instituição, buscando construir parcerias interinstitucionais e fortalecer as redes de apoio.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito