Foto oficial com participantes e organizadores do I Movimento Cultural da Língua de Sinais CAS/FCEE
TRADUÇÃO LIBRASNa última quarta-feira, 06 de dezembro, ocorreu no Auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o I Movimento Cultural da Língua de Sinais (Mov Cult LSB), evento aberto ao público promovido através do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e que contou com competições para surdos nas categorias piadas, poesias e contação de histórias adulto e infanto-juvenil. A competição contou ainda com uma banca julgadora formada por convidados e premiação para os primeiros colocados em cada categoria.

O I Mov Cult LSB teve como objetivo principal promover um momento de interação, valorização e reconhecimento da cultura surda. As competições contaram com a participação de surdos adultos e alunos da Escola Estadual Básica Nossa Senhora da Conceição, de São José, e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do CAS/FCEE.

“Valorizar e divulgar a cultura surda, em suas formas tão ricas de produções, é reconhecer o sujeito surdo como um cidadão completo, é reconhecer e aceitar a sua diferença linguística e ver esse sujeito como alguém capaz de produzir suas próprias histórias”, afirmou a coordenadora do CAS, Patrícia Amaral.

Participaram como jurados a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dra. Rachel Sutton Spence, o professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Afonso Loss, a presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Lúcia Amorim, e a presidente da Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos (Alpas), Crisiane Bez Batti.

Além da competição, o evento também apresentou uma exposição fotográfica intitulada “Uma Língua com cor”, mostrando os alunos do CAS em momentos de livre expressão e a beleza da língua de sinais, utilizada em situações naturais.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito