Educandos da FCEE na capa da cartilha sobre Envelhecimento e Deficiência Intelectual
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa que está disponível para download na Biblioteca Virtual da instituição o livro “Envelhecer com deficiência intelectual: aspectos básicos sobre o cuidado e o acesso aos direitos”, organizado pelos profissionais do Centro de Educação e Vivência (CEVI) da FCEE Greicy Kelly Bittencourte e Vilson Rodrigues da Silva. A obra, que teve lançamento oficial em dezembro do ano passado em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), aborda o cuidado e o exercício de direitos da pessoa com Deficiência Intelectual (DI) em processo de envelhecimento e foi elaborado a partir das experiências vivenciadas dentro do CEVI/FCEE. O livro pode ser acessado neste link dentro de Educação Especial/ Envelhecimento na Biblioteca Virtual da FCEE.

O principal objetivo da obra é qualificar o processo de cuidado frente ao panorama atual de aumento na expectativa de vida das pessoas com DI, as particularidades presentes no seu envelhecimento e o consequente envelhecimento de seu cuidador e/ou familiares. Dentre as atividades que serviram como base para o conteúdo apresentado no livro estão o grupo de estudo organizado pelo CEVI/FCEE sobre DI e envelhecimento em 2012, o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Status funcional de pessoas com deficiência intelectual e sua relação com a qualidade de vida e sobrecarga dos cuidadores” e a experiência com o projeto de intervenção “Envelhecimento, deficiência intelectual e participação: passeando a gente se entende” executado nos anos de 2015 e 2016.

O Centro de Educação e Vivência (CEVI) é o centro de atendimento especializado da FCEE responsável pela produção de conhecimento, capacitação de profissionais, assessorias aos serviços de atendimento em educação especial que atendem as pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista, na infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. O trabalho interdisciplinar realizado tem como objetivo preparar os usuários dos serviços do CEVI para a vida além da instituição e ampliar sua qualidade de vida.

Na página Publicações da FCEE encontram-se todas as obras produzidas pela instituição e disponibilizadas para download no site.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito