TRADUÇÃO LIBRAS A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) realizou na noite desta terça-feira (8) uma Sessão Especial em Comemoração ao Cinquentenário da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) no Plenário Deputado Osni Régi, no Palácio Barriga Verde, no centro de Florianópolis. O evento, que reuniu cerca de 200 servidores da instituição, foi proposto pelo deputado Ricardo Guidi, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALESC e teve como objetivo homenagear pessoas e instituições que tiveram efetiva importância nos 50 anos de história da Fundação. Além da FCEE, foram homenageados ex-governadores, ex-presidentes e ex-gestores técnicos da instituição, servidores e instituições parceiras.

A cerimônia teve início com discurso do deputado Ricardo Guidi, que destacou o pioneirismo da instituição no estado, relembrando a lei de criação da fundação e como a FCEE auxiliou para formar uma sociedade mais inclusiva.

A entrega das homenagens foi feita pelos deputados Ricardo Guidi e José Milton Scheffer.

A FCEE foi a primeira a ser homenageada representada pelo presidente Joaquim Coelho Lemos. Para ele, “a criação da FCEE foi fruto de um movimento pela inclusão e independência das pessoas com deficiência física”. Também comentou sobre as duas tarefas fundamentais da Fundação: a distribuição dos recursos da Lei Júlio Garcia para as APAES de todo o Estado através do Fundo Social e a contratação e disponibilidade dos professores para as APAES também de todo o estado.

Foram homenageados os ex-governadores Ivo Silveira (1966-1971), representado pela filha Elisabete Silveira Brandalise, pelo ato de criação da FCEE, através da Lei nº 4.156 de 6 de maio de 1968; Jorge Bornhausen (1979-1982), representado por Júlio Garcia, ex-presidente da ALESC (2005-2008), pelo investimento na implantação do Campus da FCEE em 1982; Henrique Córdova (1982-1983), pela iniciativa da implantação da Lei nº 6.185/82, que concede Pensão Especial à Pessoa com Deficiência; e Pedro Ivo Figueiredo Campos (1987-1990) pela implantação do Plano de Ação “Educação para Todos” no estado, iniciativa fundamental para o processo de inclusão das pessoas com deficiência na Rede Regular de Ensino.

Entre as instituições parceiras que foram homenageadas estavam a presidente da Federação das APAES de Santa Catarina (FEAPAES-SC), Lorena Starke Schmidt; a presidente da Associação Catarinense de Autismo (ASCA), Cátia Cristiane Purnhagen Franzoi; o presidente da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (AFLODEF), José Roberto Leal; a Secretaria de Estado da Educação (SED) representada pela Coordenadora Regional da Grande Florianópolis, Elizete Soares Geraldi, no lugar da Secretária da Educação, Simone Schramm; a presidente da Associação dos Servidores da FCEE, Elizete Costa Vieira; a presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF), Sandra Amorin; o presidente da Federação Catarinense das Associações de Síndrome de Down (FECASD), Marcos Antonio Costa; a presidente da Associação de Pais e Educandos da FCEE (APE), Vera Lúcia Porto Machado; a Federação Catarinense de Entidades de e para Cegos (FECEC); e o tenente-coronel Marco José Besen em nome do Regimento de Polícia Militar Montada de Santa Catarina, parceiro da FCEE no atendimento do Serviço de Equoterapia.

Também foram homenageados os ex-presidentes da FCEE Manoel Boaventura Feijó (1968-1973), representado pela filha Cintia de Andrade Feijó; Alice Thümmel Kuerten (1997-1998); Aldo Brito (1998) e Pedro Souza (2005-2006), além do Dr. Álvaro José de Oliveira, ex-diretor técnico (1968-1987) e membro fundador da Fundação. O ex-deputado estadual Júlio Garcia foi celebrado pela iniciativa que destina percentual dos recursos do FUNDO SOCIAL às APAES de Santa Catarina. O professor Adilson Ventura, representado pela filha Daniely Maia Ventura, foi lembrado por importante contribuição na área da Deficiência Visual.

Foram homenageados os seguintes servidores e ex-servidores: Ana Maria Philippi, representada pela irmã Neusa Philippi, pelo pioneirismo na área de Terapia Ocupacional; Kátia Regina Ladewig por contribuições na área da educação profissional; Neusa Leal pela dedicação no atendimento às instituições conveniadas com a FCEE; Maria das Graças Mourkazel, pelos estudos e pesquisas desenvolvidas na área de Educação Especial; Sérgio Otávio Bassetti, por importante contribuição no desenvolvimento de Políticas Públicas; Maria Stela Lopes de Simas Sumienski por dedicação e comprometimento na Gestão Técnica da instituição; e Janice Aparecida Steidel Krasniak, por importante contribuição na Gestão Técnica da instituição.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito