TRADUÇÃO LIBRAS Entre os dias 12 e 17 de maio, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação Física (CEDUF), promoveu atividades relacionadas aos 130 anos da Abolição da Escravidão no Brasil. O professor de educação física Fernando Bueno, responsável pelas aulas de capoeira na FCEE, optou por dialogar com as turmas sobre questões cotidianas de racismo e inclusão, utilizando como base para as discussões o curta-metragem “Vista Minha Pele”, do diretor Joel Zito Araújo. O filme faz uma inversão das funções sociais que costumeiramente são apresentadas e enfatizadas nas programações televisivas brasileiras.

“Na maioria das novelas, por exemplo, o protagonismo é de personagens brancos, enquanto aos negros ficam os papéis subalternos. Isso é o reflexo da sociedade que há 130 anos tem o mito da democracia racial como verdade, mesmo que os dados estatísticos provem a discrepância entre brancos e não-brancos”, comenta o professor da FCEE, acrescentando que "no caso das pessoas com deficiência, o quadro se agrava pelos preconceitos que se somam".

Ainda com essa temática, os educandos do grupo de capoeira da FCEE participaram, no último sábado (12), do Festival “O Pulo do Gato” de acrobacias de Capoeira, proposto pela Prefeitura de Biguaçu e realizado pela Associação Cultural Capoeira na Escola.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito