Auditório lotado no Encontro Regional sobre Deficiência Intelectual e Envelhecimento em Araranguá/ Assessoria de Imprensa ADR Araranguá
TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), promoveu em Araranguá, nesta quarta-feira, 23 de maio, o Encontro Regional de Deficiência Intelectual e Envelhecimento. O evento, que integra a programação especial de celebração dos 50 anos da instituição, reuniu cerca de 240 pessoas no Auditório Plínio W. Linhares do Center Shopping Araranguá e foi realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina (FEAPAES-SC), e APAEs da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). O evento contou ainda com a presença das representantes da Associação de Pais e Educandos (APE) da FCEE, Vera Lúcia Barboza Lopes e Vera Lúcia Machado, do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, e da coordenadora do CEVI, Juliana Copetti Mattos da Conceição.

O Encontro iniciou no turno da manhã com a palestra “Envelhecer com”, ministrada pela socióloga Mônica Joesting Siedler, especialista em Gerontologia, professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ex-membro do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) desta universidade. No turno da tarde o evento prosseguiu com palestras ministradas pelos profissionais da FCEE Greicy Kelly Bittencourte e Vilson Rodrigues da Silva abordando temas como Envelhecer com dignidade: uma questão de direito; Aspectos Biopsicossociais do envelhecimento; Conhecer para intervir: desenvolvimento de ações com família; e Sobrecarga do cuidado: saúde e expectativa de vida do familiar/cuidador. Também foram apresentados relatos de experiências de profissionais da região envolvendo a temática.

O objetivo do Encontro foi qualificar profissionais que atuam no envelhecimento de pessoas com Deficiência Intelectual nas mais diversas redes de Saúde e Assistência Social, além de divulgar o livro “Envelhecer com Deficiência Intelectual: aspectos básicos sobre o cuidado e o acessos aos direitos”, publicado em 2017 pela FCEE, e a exposição de fotos “Deficiência intelectual e envelhecimento: um novo olhar”, apresentada pela professora do CEVI e fotógrafa Lucélia Miranda Nunes e realizada em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

Para o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Professor Pedro de Souza, o Seminário em Araranguá, contemplando as 12 APAEs da região, traz uma preocupação com a pessoa com deficiência intelectual em seu processo de envelhecimento. “Felizmente a longevidade alcançou as pessoas com deficiência. O grupo do Centro de Educação e Vivência traz neste debate, estudos e propostas para o atendimento mais adequado possível para este segmento. Do ponto de vista do cuidado, temos que focar além da pessoa com deficiência, o seu cuidador, porque ele também precisa ter saúde e disposição para atender adequadamente”.

O presidente da Apae de Araranguá, Deonel Alves da Silva, em nome das demais entidades da Amesc, externou a gratidão na discussão da temática. “Ficamos honrados e felizes em recebermos este tema significativo para reflexão e estudo. É preciso ampliar cada vez mais os programas de atenção a este público, já que muitas vezes a família se vê desamparada. Envelhecer com segurança e dignidade são direitos que devem ser respeitados”.

(Com a Assessoria de Imprensa da ADR de Araranguá)

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito