Na imagem, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Prof. Pedro de Souza conversa com os profissionais reunidos
TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE), realizou nos dias 20 e 21 de junho o III Seminário de Produção Científica e Técnica. O evento reuniu cerca de 30 profissionais de diversas áreas técnicas da FCEE na sala 10 da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) da fundação.

"Com este Seminário demos espaço ao trabalho realizado pelos nossos pesquisadores, mostrando que valorizamos a produção de conhecimento feita aqui no campus e que, posteriormente, será levada para todo o Estado através das instituições conveniadas e das escolas da rede estadual de ensino", destacou o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Prof. Pedro de Souza.

Voltado para servidores da FCEE e pesquisadores externos, o evento teve como objetivo exibir as produções científicas e técnicas desenvolvidas na instituição, além de apresentar os resultados dos Grupos de Estudos sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, houve a apresentação da proposta do Projeto do Grupo de Estudos sobre Deficiência Intelectual, aberta a todos os servidores da FCEE.

Adicionalmente, durante duas horas nos dois dias do seminário, foram apresentados os seguintes trabalhos dos pesquisadores internos e externos:
- Orientações e receitas para indivíduos com alterações de deglutição, das pesquisadoras Cristiane Alves Silva e Roberta Lima Guterres;
- O direito fundamental à educação: as barreiras à inclusão do educando com deficiência no sistema regular de ensino e a “(in)eficácia social da legislação brasileira, da pesquisadora Bruna Costa Valença;
- Correlações do Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade com processamento auditivo central, habilidades visoperceptivas e executivas e alterações da aprendizagem, das pesquisadoras Patrícia Braz e Kátia Helena Pereira;
- Investigação de metodologias pedagógicas para o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado de Santa Catarina, dos pesquisadores Mariele Finatto, Lívia Ferreira e Carlo Schmidt;
- Investigação de qualidade de vida dos cuidadores de criança com paralisia cerebral, dos pesquisadores Afrânio Agapito Bomba Gomes e Claudia Mirian de Godoy Marques, PhD;
- Perfil motor de crianças com paralisia cerebral atendidas em um serviço de equoterapia, dos pesquisadores Larissa Vidal Pereira e André de Souza Rocha;
- Levantamento do perfil dos estudantes com Deficiência Física na rede pública estadual de ensino do estado de Santa Catarina – resultados preliminares, dos pesquisadores Theresa Katarina Bezerra de Amorim e Marcelo Dias;
- Aprimoramento do serviço de tecnologia assistiva de uma instituição pública de referência – resultados preliminares, das pesquisadoras Ana Carolina Rodrigues Savall, Camila Meurer Jacob, Sandra da Silva, Aline Mendes e Maria Fernanda Panucci;
- Sistematização da prescrição de assentos para adequação postural de pessoas com tônus muscular anormal, dos pesquisadores Isabella de Souza Sierra e Elton Moura Nickel;
- Iniciação para o trabalho: grupos de pré-qualificação módulo II, dos pesquisadores Alexandra Machado da Silva, Elisandra Bernardo da Rosa, Emília Soares Fernandes, Evandro Roberval Arseno, Kátia Regina Ladewig e Sumaia Dutra;
- Investigação de metodologias pedagógicas para o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado de Santa Catarina, dos pesquisadores Mariele Finatto, Lívia Ferreira e Carlo Schmidt;
- Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matética das Escolas Públicas (OBMEP), das pesquisadoras Liliam Guimarães Barcelos, Ananda Ludwig Burin e Andreia Rosélia Alves Panchiniak;
- Critérios de inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação no censo escolar em Santa Catarina: compreendendo como as escolas percebem esses sujeitos, das pesquisadoras Liliam Guimarães Barcelos, Andreia Rosélia Alves Panchiniak e Sandra Duarte Hottersbach.

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