TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou nesta quinta-feira, 28 de junho, às 14h, o lançamento do livro "FCEE 50 Anos - Uma história de inclusão: 1968-2018”. O evento, que fecha a programação especial do Cinquentenário da instituição, ocorreu no Auditório da FCEE, no Campus de São José, reunindo aproximadamente cerca de 150 pessoas. Confira a Galeria de Fotos do evento.

A pedagoga da FCEE, Juliana Buratto, iniciou a cerimônia destacando a importância do livro, de 160 páginas, que expõe a trajetória pioneira da Fundação nesses 50 anos de existência, elaborado a partir fotos, arquivos e depoimentos. Também agradeceu a colaboração dos servidores, ativos e aposentados, familiares, educandos, apoiadores, Comissão Organizadora do Cinquentenário, equipe gestora da FCEE, autoridades e comunidade em geral. O livro já está disponível para ser baixado gratuitamente na página inicial do site ou na categoria Biblioteca Virtual

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como a Secretária de Estado da Educação, Simone Schramm; a Secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Romanna Remor; o representante do Conselho Estadual de Educação, conselheiro Rodolfo Joaquim Pinto da Luz; a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Jaqueline Reginatto; além de gestores da FCEE, como o presidente Joaquim Coelho Lemos; o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordenador da Comissão Organizadora do Cinquentenário, Professor Pedro de Souza; o Diretor de Administração, Marcionei de Oliveira;  o representante da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação, Sérgio Otávio Bassetti; a representante da Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados, Elaine Carmelita Piucco; e a Presidente da Associação de Pais e Educandos, Vera Lúcia Machado.

Na ocasião também foram homenageadas pessoas, instituições e apoiadores que tiveram especial importância na elaboração e produção do livro e que foram presenteadas com um exemplar da publicação. Em breve pronunciamento, a presidente da Associação de Pais e Educandos da FCEE (APE), Vera Lúcia Machado, agradeceu a todos os participantes por apoiarem a produção do livro e pelas histórias que nele contêm.

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Professor Pedro de Souza, destacou eventos que celebraram o Cinqüentenário, como a participação na Semana Inclusiva da Grande Florianópolis; a celebração dos 50 anos que ocorreu no Ginásio Nadir Morelli, no dia 3 de maio, no campus de São José; e a homenagem que a FCEE recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) no dia 8 de Maio e do Conselho Estadual de Educação em 28 de Maio. Ainda fez menção ao grupo representado pelo Dr. Álvaro José de Oliveira que convenceu, em 1968, o então governador Ivo Silveira a criar a FCEE. “Essa instituição nasceu da luta da sociedade catarinense”, e conforme atesta o IBGE, Santa Catarina é o Estado mais inclusivo do Brasil. O Professor também valorizou a parceria estabelecida para a elaboração e publicação do Livro Ouro, sem uso de recurso público.

Em um discurso emocionado, a Secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Romanna Remor, salientou que admira o que foi alcançado durante estes 50 anos, sendo uma conquista para as famílias e para a Sociedade Catarinense.

O presidente da FCEE, Joaquim Coelho Lemos, destacou o Atendimento Educacional Especializado que se faz, com muita qualidade nesta instituição, buscando valorizar o potencial e buscar o desenvolvimento dos educandos.

A Secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, revelou que pôde ver a preocupação de cada profissional, de cada Centro de Atendimento da FCEE e que observou, de perto, a motivação na busca por inovações teórico-metodológicas visando a melhoria da Educação Especial.

No encerramento, houve coquetel com aperitivos e café, preparado pelo Instrutor Evandro Roberval Arseno e pelo Grupo de Pré-Qualificação em Gastronomia do Centro de Educação e Trabalho, sob a supervisão da nutricionista Roberta Lima Guterrez.