TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é uma das 30 instituições parceiras da Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2018 que ocorre durante os dias 17 e 23 de setembro e traz extensa programação de seminários e oficinas. Promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e o Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE-SC), a Semana tem como objetivo promover um novo olhar para as pessoas com deficiência da Grande Florianópolis.

O evento principal da programação é o "Dia D: Feirão de Empregos" que será realizado no dia 22 (sábado) das 9h às 15h no campus de Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e visa oportunizar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A FCEE, através do Centro de Educação e Trabalho (CENET), estará proporcionando acompanhamento aos candidatos que estiverem presentes no feirão, conferindo o local de trabalho de cada um para ver como se adaptam ao novo emprego e quais são as dificuldades encontradas. Este acompanhamento permitirá saber quando e porquê o candidato foi dispensado, caso a demissão ocorra. A participação do CENET é importante tendo em vista o reconhecimento que tem pelos 30 anos de trabalho em que realiza a inclusão profissional de pessoas com deficiência, décadas antes da Lei Brasileira de Inclusão entrar em vigor em 2016.

No dia 23 (domingo), das 13h30 às 16h, ocorre o Encerramento da Semana no Parque de Coqueiros com atividades esportivas adaptadas. A FCEE participará, através do Centro de Educação Física (CEDUF), com uma apresentação do Grupo de Capoeira da FCEE. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Centro de Ciência da Saúde e do Esporte (CEFID) da UDESC, localizado à Rua Pascoal Simone, nº358, em Coqueiros.

Outros eventos da Semana Inclusiva

Segunda-feira (17), ocorreu a abertura oficial da Semana no Beiramar Shopping com diversas apresentações culturais e artísticas executadas por pessoas com deficiências.

Na terça, dia 18/09, ocorreu no auditório do Ministério Público Federal o seminário “Consolidação da Lei Brasileira de Inclusão: Avanços e Possibilidades” no período matutino sobre as novidades da lei de inclusão e representatividade da pessoa com deficiência. No período vespertino, no auditório do MPT-SC, houveram oficinas sobre inclusão da pessoa com deficiência no esporte; assédio moral e discriminação no trabalho; universo da aprendizagem; inclusão da pessoa com deficiência no trabalho; e acessibilidade nas edificações. Profissionais do CENET e CEDUF participaram das palestras e oficinas como discentes.

Quinta-feira (20), das 15 às 18h, foi realizada uma Roda de Conversa e Apresentação Artística: Processo de Inclusão e Socialização no Centro Integrado de Cultura (CIC).