TRADUÇÃO LIBRAS No dia 9 de novembro de 2018 a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), realizou o I Workshop de Artes. O evento, ministrado pelas arte-educadoras Lucélia Nunes e Marilene Lisboa, teve como objetivo refletir junto aos profissionais de artes de diversas regiões do Estado de Santa Catarina sobre a importância da prática artística no desenvolvimento cognitivo e intelectual das pessoas com deficiência. O Workshop foi dividido em dois momentos: o primeiro realizado no auditório da FCEE e o segundo no CEVI através da realização de oficinas.

Inicialmente os profissionais foram orientados a respeito das aplicações do Currículo Funcional Natural (CFN) nas atividades artísticas, refletindo e buscando aumentar o olhar para a implementação de dinâmicas que possibilitem a ampliação da autonomia e independência, pilares na aplicação do CFN.

Na segunda parte do evento foram realizadas oficinas dentro das salas de Artes do CEVI, onde os inscritos puderam experimentar técnicas e práticas dinâmicas para a aplicação em sala de aula. Além disso, os participantes puderam conhecer um pouco das atividades e projetos que são desenvolvidos pelas docentes do Workshop, assim como a organização do espaço de sala e materiais utilizados.


A docente Marilene Lisboa destacou que houve "bastante interesse por parte dos participantes durante as oficinas, com troca de informações e conhecimentos". "Por se tratar da primeira edição do curso, estávamos cheias de expectativas e acredito que conseguimos promover a troca de experiências e objetivar novos trabalhos através da arte", afirmou.  

Já a arte-educadora Lucélia Nunes reiterou a importância de refletir sobre a prática artística. "Estamos ganhando espaço para refletir sobre nossa prática e é necessário enfatizar a importância que a arte exerce na vida das pessoas, sejam elas com deficiência ou não, e que, de forma criativa, colabora para o desenvolvimento humano e a visibilidade social das pessoas que frequentam a FCEE e as instituições especializadas", afirmou.  

As duas profissionais também afirmaram que já estão programando novas intervenções nas práticas de Artes atreladas ao CFN para 2019, através de oficinas e assessorias voltadas para os serviços de educação especial prestados às pessoas com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla e Autismo.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito