Modelo de Repasse Direto para Educação Especial - Imagem ao fundo de desenho de dois jovens jogando capoeira, um deles cadeirante

A EXPERIÊNCIA DE QUEM JÁ ADERIU

Conheça no link abaixo a experiência da APAE de Florianópolis com o Modelo de Repasse Direto para Educação Especial do Governo do Estado de Santa Catarina, modalidade de convênio opcional que substitui a tradicional cedência de professores temporários para as instituições.

MRD (Modelo de Repasse Direto) - A experiência da APAE de Florianópolis




Fisioterapeuta atende menina pequena em rampa de caminhada

MRD – INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

O QUE É

O Modelo de Repasse Direto (MRD) é a modalidade de convênio para educação especial baseada no repasse de verbas para contratação direta, pela instituição, de professores e demais profissionais necessários.


MRD – INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

CRITÉRIOS

Os valores repassados a cada instituição via MRD são baseados na análise de número de educandos matriculados e enturmação.

Em vez de contratar e ceder professores, o Governo do Estado, via Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), repassa os recursos financeiros.

Cada instituição parceira define a contratação dos profissionais mais adequados para suas necessidades, seguindo os critérios estabelecidos em convênio e na Política de Educação Especial de Santa Catarina.

Educando da FCEE com trajes de jardineiro beija muda de planta

Educando sorrindo em uma piscina térmica

//VANTAGENS

Autonomia

No Modelo de Repasse Direto, a contratação fica a cargo da instituição parceira. Dessa maneira, é possível escolher entre professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e psicólogos, por exemplo.

Além do tipo de profissional contratado, a instituição parceira tem liberdade para definir outras necessidades mais adequadas à sua realidade.


Dois cadeirantes posam para foto em ginásio de esportes

//VANTAGENS

Agilidade

Com os recursos em caixa, instituições parceiras conseguem agilizar processos de contratação ou substituição de profissionais, sem depender da burocracia e prazos legais quando comparado ao modelo tradicional de cessão de professores.


Dois educandos, uma menina e um senhor, trabalham na horta e sorriem para foto

//VANTAGENS

Engajamento

No MRD, a tendência é que haja uma adesão maior dos profissionais, criando vínculos mais fortes com as instituições parceiras.

O engajamento dos profissionais é um dos fatores determinantes para uma educação especial bem-sucedida.

A contratação direta permite uma avaliação mais apurada dos professores e profissionais, qualificando a seleção.


Educando mostra trabalho em madeira pintada de amarelo

//VANTAGENS

Ampliação dos atendimentos

Uma das grandes vantagens do MRD é permitir a contratação de profissionais de diferentes especialidades, e não apenas professores.

Isto potencializa a criação de equipes multidisciplinares em mais regiões do Estado, qualificando ainda mais a educação especial em Santa Catarina.


MRD – INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por meio do MRD, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a Educação Especial e reconhece a importância das instituições parceiras para a inclusão e universalização do acesso à educação em Santa Catarina.

Em relação às mudanças, vale destacar que:

  • * será mantida a parceria, via FCEE, para a capacitação de professores e profissionais;
  • * professores efetivos serão mantidos nas instituições parceiras que aderirem ao MRD, de forma a não comprometer o atendimento dos alunos.
Fisioterapeuta realiza exercício com criança em colchonetes com um rolo colorido

Confira o edital mais recente para Credenciamento no MRD acessando a seção Credenciamento no site da FCEE neste link
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