
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa a publicação dos trabalhos aprovados para apresentação oral no IV Seminário de Educação Inclusiva: Práticas Exitosas no Atendimento Educacional Especializado – AEE, que será realizado no dia 30 de outubro de 2025, no auditório da instituição, em São José (SC). A lista completa dos trabalhos aprovados para apresentação oral pode ser acessada neste link ou na seção Inscrições Homologadas do site da FCEE. Promovido através do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), o evento reunirá profissionais da educação, pesquisadores e gestores da rede estadual de ensino para compartilhar experiências e conhecimentos sobre práticas pedagógicas aplicadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Com o tema “Práticas Exitosas no Atendimento Educacional Especializado”, o seminário tem como objetivo fomentar a atualização, discussão e aprimoramento científico das práticas pedagógicas inclusivas, valorizando o trabalho desenvolvido nas escolas e instituições parceiras da FCEE em todo o Estado.
Além das palestras programadas, a programação contará com a apresentação oral dos trabalhos selecionados por edital, que evidenciam experiências inovadoras e eficazes no processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).
Segundo a coordenadora do evento, Grazielle Franciosi, o seminário é um espaço de formação e reconhecimento das práticas que fortalecem o compromisso de Santa Catarina com uma educação verdadeiramente inclusiva: “Ao compartilhar experiências e resultados, fortalecemos uma rede de aprendizagem e cooperação entre os profissionais do AEE, contribuindo para a melhoria contínua do ensino e para a construção de escolas mais acessíveis e acolhedoras”, destacou Grazielle Franciosi, supervisora da FCEE.
A seleção dos trabalhos foi realizada por meio de edital público, com pontuação de 0 a 10 em critérios técnicos e científicos, avaliados por profissionais da FCEE com conhecimento técnico na área. O processo de análise ocorreu sem identificação de autoria, garantindo imparcialidade na avaliação.
Com a realização do seminário, a FCEE reafirma seu papel como referência estadual na formulação, coordenação e disseminação das políticas públicas de Educação Especial, promovendo ações formativas e de assessoria técnica voltadas à qualificação dos profissionais da área.


