menino em cadeira de rodas, montagem com duas fotos
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) concluiu em novembro de 2025 mais uma entrega de adequação postural em cadeira de rodas para um educando da APAE de Joaçaba, utilizando processos com tecnologia 3D. O trabalho foi realizado pela equipe do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA) da FCEE, tornando-se um exemplo do impacto da tecnologia assistiva na qualidade de vida das pessoas com deficiência.

A adequação postural em cadeira de rodas é o processo de realizar os ajustes necessários para uma boa postura e conforto do usuário, levando em consideração sua condição e necessidades específicas. Na FCEE, este serviço conta com a avaliação de terapeuta ocupacional e a atuação em conjunto com as equipes de costura e marcenaria. Além disso, um dos grandes destaques é a utilização de um sistema computadorizado para a produção de assentos e encostos personalizados, o qual permite a utilização de tecnologia 3D.

No caso do educando da APAE de Joaçaba, Vitor Gabriel, o atendimento teve início em junho deste ano, com a primeira avaliação do caso. A partir dessa avaliação, foram realizados os processos de moldagem e digitalização das imagens, que então passaram por um tratamento em softwares específicos, onde é realizado o projeto de readequação postural 3D customizado para o usuário. Este projeto 3D serve de base para o corte da espuma, também chamado de usinagem, realizado por uma máquina controlada por computador que esculpe os blocos de espuma.

Após o corte da espuma, é realizada uma nova avaliação com o usuário, que permite uma prova das adaptações e ajustes necessários, antes do material seguir para a fase de acabamento, que consiste na confecção das capas personalizadas para o assento, o encosto e o apoio de cabeça, a confecção do cinto de posicionamento e segurança, os ajustes dos apoios de pés, de braços e das bases rígidas, finalizando com instalação das adaptações.

Em novembro deste ano, as adaptações foram entregues para a família de Vitor Gabriel, que recebeu também as orientações necessárias para uso e manutenção do material.

Os atendimentos ao educando Victor Gabriel foram possíveis, para além do serviço realizado pelo CERTA, graças ao apoio e participação da família, da APAE de Joaçaba, da Secretaria de Saúde do município e também do apoio técnico da especialista em readequação postural 3D, a designer Isabella Sierra.

Tecnologia como aliada do bom posicionamento
A FCEE é uma das únicas instituições públicas no Brasil que possui um sistema computadorizado para a produção de assentos e encostos de cadeiras de rodas para a adequação postural de educandos com deformidades ósseas. A máquina router possui um Comando Numérico Computadorizado – CNC, que controla digitalmente vários eixos de uma máquina de usinagem, que talha materiais brutos como espuma.

"Através da possibilidade de uso destas tecnologias, é possível proporcionar melhor posicionamento, mais conforto e evitar deformidades, o que melhora a qualidade de vida dos educandos”, destaca a terapeuta ocupacional da FCEE, Darlene Hickmann. “É muito importante realizarmos esse trabalho e contribuirmos positivamente nas vidas dessas pessoas. Esperamos que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas por serviços como esse de tecnologia assistiva", afirmou.

O serviço atualmente é oferecido ao público no Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA) da Fundação Catarinense de Educação Especial. Informações através do e-mail certa@fcee.sc.gov.br

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito