Mercado de Trabalho

Foto_14.jpg

A Lei de Cotas é um dos principais instrumentos de garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Em vigência há mais de 30 anos, esta lei obriga as empresas com 100 funcionários ou mais a preencherem de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Historicamente, contudo, apenas uma parcela dessas vagas estão devidamente preenchidas.

Os motivos são diversos, e passam pela conscientização dos empresários, pela sensibilização dos gestores,  pela capacitação dos profissionais, pela identificação de oportunidades de trabalho e pelo acompanhamento para a inclusão desse profissional.

Em Santa Catarina, o Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE vem atuando para mudar essa realidade desde 1981. A equipe dedica-se à produção de conhecimento, capacitação de profissionais e assessoramento dos serviços na área da educação profissional e emprego. Em nível nuclear atende pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir dos 14 anos, com perspectiva de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Atuam, também, no encaminhamento das pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, oriundas da comunidade que apresentem diagnóstico de qualquer uma das deficiências elegíveis à Lei de Cotas.

É importante considerar que a capacitação e a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho contribuem para proporcionar a elas o estabelecimento de novas relações sociais e profissionais, contribuindo para a sua autonomia e para o exercício pleno da sua cidadania.

Saiba mais: 
Centro de Educação e Trabalho da FCEE: clique aqui
Telefone: (48) 3664-4909 / 3664-4913/ 3664-4914
Email:  mercadotrabalho@fcee.sc.gov.br

carteira de identificação do autista

Dados do autismo em santa catarina

24 Setembro, 2024
Uma mulher branca , loira, vestindo uma blusa preta está em pé, segurando um microfone. Atrás dela surge uma imagem no retroprojetor com os dizeres: inclusão profissional das pessoas com deficiência: formulários de funcionalidades para o acesso e permanência com igualdade de oportunidades

Inclusão profissional de pessoas com deficiência é tema de pesquisa na FCEE

Fortalecer a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência nos postos de trabalho em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Foi com este objetivo que nasceu a pesquisa intitulada “Inclusão Profissional das Pessoas com Deficiência: Framework…
13 Setembro, 2024
Mulher fala ao microfone sorrindo

Seminário de Educação Inclusiva reúne profissionais de todo o Estado na FCEE

Com a participação de professores e profissionais da educação de todo o Estado, ocorreu nesta sexta-feira (13/09) na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em São José, o III Seminário de Educação Inclusiva - Inovação e Tecnologia no Atendimento…
14 Mai, 2024
A imagem mostra três pessoas. À direita um adolescente moreno toca uma miniatura em brinquedo de um piano amarelo. O garoto é moreno e usa moleton marrom. Ao centro uma mulher branca, cabelos loiros, grávida, observa. Ela sorri. Do seu lado há um menino, moreno, que observa a cena.

Regulamentação da Musicoterapia fortalece o trabalho da Educação Especial

A regulamentação da profissão de musicoterapeuta no Brasil, estabelecida pela Lei Federal 14.842, sancionada em 11 de abril de 2024, representa um grande avanço em diversas áreas da Saúde e da Educação, pois a medida reconhece a importância da utilização da…
10 Mai, 2024
Vinte pessoas posam para foto em ambiente interno.

Autismo: FCEE reúne profissionais do Programa de Treinamento de Pais

Nesta quinta-feira, 09/05, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou uma reunião de acompanhamento com os profissionais que participam do Programa de Treinamento de Pais na APAEs, projeto-piloto que visa implantar nas instituições parceiras…
O Portal do Autismo é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico fundada em 1968 com a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. O conteúdo está baseado principalmente nas Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializado do Estado de Santa Catarina - Transtorno do Espectro Autista (FCEE, 2022).
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito