banner cas  


Objetivo: promover estudos, pesquisas, assessorias e capacitações na área da Surdez e Surdocegueira, com o intuito de propiciar um melhor atendimento às necessidades dessa clientela, buscando uma intervenção eficaz no processo educativo com foco no ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), do Português na modalidade escrita, de metodologias de atendimento e da reabilitação auditiva, além de promover a acessibilidade e a difusão da LIBRAS.


Interface com as políticas públicas: Educação e Saúde



Estrutura e Funcionamento
:
O atendimento oferecido ao sujeito surdo ou deficiente auditivo deve procurar evidenciar estratégias pedagógicas que enfatizem a abordagem bilíngue, voltadas às especificidades do aluno, a fim de verificar como o atendimento pode contribuir para o processo de aprendizagem, cooperar com a inclusão educacional e, consequentemente, para a permanência do indivíduo no contexto da rede regular de ensino. Os atendimentos deverão ser realizados em período oposto à frequência do ensino regular, por sessões em grupo ou individual, no mínimo duas vezes por semana, com duração de até uma hora e trinta minutos, dependendo do serviço oferecido.

Para o alcance de seus objetivos, o CAS dispõe dos serviços a seguir:

Atendimento Educacional Especializado - AEE Infantil
Constitui-se no ensino e aprendizagem da língua de sinais (LIBRAS) o mais precocemente possível, de forma natural e num ambiente motivador, com uma abordagem pedagógica que respeite a experiência visual e linguística da criança surda ou deficiente auditiva de até cinco anos e onze meses de idade. É responsável também por estudos, capacitações e assessorias pertinentes à área.

Atendimento Educacional Especializado – AEE Surdez
Consiste no ensino e aprendizagem da LIBRAS como primeira língua (L1) e da Língua Portuguesa como segunda língua (L2), na modalidade escrita, numa abordagem pedagógica que respeite a experiência visual e linguística do sujeito surdo ou deficiente auditivo. É responsável também por estudos, capacitações e assessorias pertinentes à área.

Atendimento Educacional Especializado - AEE Surdocegueira
Compreende o estabelecimento de uma comunicação com e para o aluno surdocego e, posteriormente, no ensino e aprendizagem de LIBRAS, em campo reduzido ou tátil a alunos com diagnóstico de surdocegueira. Além da aquisição da LIBRAS, trabalha também com a escrita ampliada e/ou sistema Braille, Sorobã, orientação, mobilidade e realização de estudos, capacitações e assessorias na área.

Serviço de Reabilitação Auditiva
Fundamenta-se no aprendizado da língua oral numa perspectiva bilíngue capaz de possibilitar à pessoa com surdez, candidata ou usuária de implante coclear, sua efetiva participação no contexto social. É responsável por estudos, capacitações, orientações, avaliações e assessorias na área.

Laboratório de Capacitação e Produção de materiais em Língua de Sinais - LIBRAS
Tem como objetivo a difusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e garantia do direito linguístico da comunidade surda, através da produção de materiais bilíngues e vídeos informativos, promovendo assim a acessibilidade do surdo. Este serviço também é responsável pela tradução (do par linguístico LIBRAS/Língua Portuguesa), de materiais elaborados pela FCEE e outros já existentes, conforme necessidade. Também são elaborados e ofertados cursos relativos à área da surdez e seus subtemas para a comunidade em geral e profissionais do Estado de Santa Catarina, sendo cursos na modalidade presencial e à distância.

Central de Interpretação de LIBRAS
Constitui-se em um serviço que proporciona acessibilidade linguística à comunidade surda, trabalhando com o par linguístico LIBRAS - Língua Portuguesa. Seus atendimentos são gratuitos, por agendamentos prévios, com foco nos serviços públicos comunitários, presencial e on-line. Auxilia, a comunicação entre o sujeito surdo e a informação que precisa chegar, com qualidade e de forma clara, a esta comunidade.


Contato:
Coordenação do CAS - (048) 3664-4926

Secretaria: (048) 3664-4925

Email: cas@fcee.sc.gov.br

InstagramBloggerYoutube

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito