banner cenae


Objetivo: produzir conhecimento, capacitar profissionais e assessorar os serviços na área da avaliação diagnóstica de pessoas com indicativos de Atraso Global de Desenvolvimento, Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Também é responsável pelos pareceres de elegibilidade para concessão de benefícios a pessoas com deficiência e por realizar o acompanhamento dos usuários atendidos pelo CENAE.
Interface com as políticas públicas: Educação e Saúde

Avaliação Diagnóstica

O processo de avaliação diagnóstica no CENAE começa com uma Pré-Triagem, realizada com instrumentos padronizados em pessoas com sinais indicativos de Atraso Global de Desenvolvimento, Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), visando impressão diagnóstica, orientações quanto a direitos sociais e encaminhamentos compatíveis às necessidades de cada indivíduo. Após a realização da Pré-Triagem, a equipe técnica do CENAE, através de um estudo do processo, verificará a elegibilidade para Avaliação.

O encaminhamento dos alunos da rede pública ao processo de Pré-Triagem é feito pelos Integradores de Educação Especial e Diversidade das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) do Estado de Santa Catarina. O encaminhamento de alunos matriculados na rede particular de ensino ou que não frequentam a escola é feito diretamente pelos familiares ou responsáveis. Mais informações sobre Documentos Obrigatórios para a Pré-Triagem e agendamento de atendimentos, contatar diretamente o CENAE.


Benefícios para Pessoas com Deficiência em Santa Catarina

Encontre nos links abaixo informações sobre os principais benefícios voltados para pessoas com deficiência no Estado de Santa Catarina e a participação do CENAE-FCEE na concessão destes benefícios:

Benefícios para Pessoas com Deficiência em SC

Benefício de Prestação Continuada (BPC- LOAS)

Passe Livre Intermunicipal

Passe Livre Interestadual

Pensão Especial Estadual à Pessoa com Deficiência Mental Severa

Redução da Jornada de Trabalho

Isenção do Imposto de Renda sobre Produtos Industrializados



Contatos:
Coordenação do CENAE: (048) 3381-1620

Secretaria: (048) 3381-1644

Passe Livre: (048) 3381-1607

Serviço Social: (048) 3381-1696

E-mail: cenae@fcee.sc.gov.br

 

Blogger

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito