banner cenet


Objetivo: produzir conhecimento, capacitar profissionais, assessorar os serviços na área da educação profissional e emprego de pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) com perspectiva de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, encaminhar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e realizar o acompanhamento dos usuários atendidos pelo CENET.


Interface com as políticas públicas: Educação Profissional e Emprego.

Articulação com o “Sistema S” (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai; Serviço Social do Comércio - Sesc; Serviço Social da Indústria - Sesi e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – SENAC), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Institutos Federais, Centros de Educação Profissional e todas as demais instituições que desenvolvem serviços voltados à educação profissional de pessoas com deficiência.


Iniciação para o trabalho

Etapa destinada à avaliação e pesquisas de competências dos usuários, a partir do levantamento das potencialidades, interesses profissionais e nível acadêmico, visando identificar os apoios necessários para qualificação profissional.

Oficina de Pré-Qualificação

Etapa de educação profissional que oferece uma variedade de experiências em atividades profissionais e acadêmicas aos aprendizes com o objetivo de desenvolver habilidades como autonomia pessoal, desempenho compatível com as exigências do mundo do trabalho, posturas no ambiente do trabalho, relações interpessoais, compreensão do mundo do trabalho, auto-avaliação sobre aspirações e limitações pessoais, entre outras.

Oficina de Qualificação

Etapa caracterizada pelo objetivo eminentemente qualificador para o emprego e o trabalho, com cursos realizados em ambiente institucional e/ou encaminhamento aos cursos ofertados pelas agências formadoras de educação profissional.

Mercado de trabalho

Modalidade de atendimento que busca através de contatos com empresas e órgãos públicos, ofertar oportunidade de estágio e/ou contratação para a pessoa com deficiência intelectual/mental, sensorial, física, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA). É responsável também pelo recebimento de currículos, acompanhamento em entrevistas, supervisão, orientação e assessoria nas empresas no decorrer de todo o processo de contratação, permanecendo à disposição também após a contratação. Oferece suporte às empresas e aos profissionais contratados.

 


Serviço de Atendimento Específico (SAE)

O Serviço de Atendimento Específico (SAE) tem por objetivo proporcionar ao jovem e adulto com deficiência intelectual/mental, associada ou não a outras deficiências, e ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), em idade igual ou superior a 14 anos, sem perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e/ou inclusão no mercado de trabalho, exercer seu direito à realização de uma atividade laboral, contribuindo assim para a promoção de sua independência pessoal e inclusão social. Para tanto, oferece atividades laborativas nas oficinas de Jardinagem e Produção de Húmus, Papel Artesanal, Costura e Artes Aplicadas e Limpeza e Conservação de Veículos Automotores - Lavacar. Além das atividades laborativas também são desenvolvidas atividades voltadas para educação física, desporto, lazer e inclusão digital.


Contatos:
Coordenação do CENET: (048) 3381-1637

Secretaria: (048) 3381-1634

Mercado de Trabalho: (048) 3381-1618

E-mail: cenet1@fcee.sc.gov.br

 

 

 

 

Blogger

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito