Cursos e Capacitações
TRADUÇÃO LIBRASEntre os dias 15 e 27 de março a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realiza o curso Introdução à Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde – CIF (OMS, 2001), em parceria com a Federação das APAES do Estado de Santa Catarina. Direcionado a assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, o curso é exclusivo para profissionais das onze APAES da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis. Mais informações sobre o curso podem ser consultadas no Edital ou na página Cursos e Capacitações no site da FCEE.

O curso é coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE) da FCEE e abordará temas como o Histórico da CIF, sua estrutura e o estudo de casos nos quais ela poderia ser aplicada. Será ministrado por profissionais que integraram o Grupo de Estudos sobre a CIF: os fisioterapeutas André de Souza Rocha e Kelly Cristine Schmidt na parte presencial, realizada no dia 15/03, e pela pedagoga Juliana Paula Buratto, pela assistente social Cristiane Li Bittencourt e pelo fisioterapeuta e tutor EaD Vilson Rodrigues da Silva na parte à distância, realizada de 15 a 27 de março.

Iniciado em maio de 2016 e encerrado em julho deste ano, o Grupo tinha como objetivo estudar a CIF e a produção científica sobre o assunto, além das aplicações da classificação no campus da FCEE, de modo a capacitar os servidores e embasar o trabalho realizado na instituição. Composto por cerca de 20 servidores de diversos centros da FCEE, que passaram cerca de 60 horas, divididas em 30 encontros, estudando sobre o assunto. O grupo tinha também como objetivo ampliar a utilização da CIF na área da educação, realizando no futuro capacitações como esta para servidores da FCEE e instituições conveniadas.

Aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2001, a CIF define os componentes da saúde e do bem-estar relacionados com a saúde, como educação e trabalho, classificando a funcionalidade e a incapacidade associados aos estados de saúde. É complementar à Classificação Internacional das Doenças (CID), que classifica os estados de saúde, tais como doenças, perturbações, lesões, fornecendo uma estrutura de base etiológica. As duas classificações internacionais, em conjunto, fornecem uma perspectiva ampla e significativa da saúde das pessoas ou da população, importantes para tomadas de decisão.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito