Apresentação em Blumenau
TRADUÇÃO LIBRASO presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Eliton Verardi Dutra, esteve nesta quinta-feira, 17/08, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Blumenau para anunciar os investimentos realizados pelo Governo do Estado nas instituições especializadas em educação especial das regiões de Blumenau, Brusque e Timbó. Além do aumento de 44% no repasse do Fundo Social, Dutra apresentou os números totais de repasses, incluindo folha de pagamento dos professores, para este ano para as APAEs das três regiões, que chegará ao valor de R$ 16.349.389,70.

“Nosso compromisso como Fundação Catarinense de Educação especial é buscar a integração destas crianças e dos jovens e adultos com a sociedade, por isso, estamos trabalhando para melhorar os valores de repasses a estas instituições”, afirmou o presidente da FCEE. Na abertura do evento, alunos da Apae de Blumenau fizeram duas apresentações. Participaram do evento os Secretários Executivos das Agências de Desenvolvimento Regional de Blumenau e Brusque e um representante do Secretário de Timbó.

Santa Catarina é considerado pelo Ministério da Educação (MEC) o Estado que mais investe em educação especial no Brasil. No ano passado, foram aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos. Este valor representa aproximadamente R$ 1 mil por mês de investimento por aluno especial, sendo que a média nacional é R$ 345.

O presidente da FCEE também apresentou para os Secretários Executivos das três Agências de Desenvolvimento Regional o valor total repassado para as APAEs de todo o Estado através do Fundo Social em 2016, que chegou a mais de R$ 21 milhões, e a estimativa para 2017 que é de mais de R$ 27 milhões, já que desde o mês de junho as parcelas do Fundo Social tiveram o acréscimo de 44%.

O valor investido com a folha de pagamento dos professores efetivos e temporários cedidos pela FCEE para atuarem nas instituições especializadas conveniadas também aumento do ano passado para cá. Em 2016 foram aproximadamente cerca R$ 152 milhões investidos, enquanto para 2017 a estimativa é que este valor chegue a R$ 170 milhões.

ADR de BRUSQUE:
Lar Menino Deus e APAEs de Brusque, Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Guabiruba
Valor total de recursos disponibilizados em 2017 (Fundo Social e Folha de pagamento):
R$ 6.722.973,92

ADR de BLUMENAU:
APAEs de Blumenau, Gaspar, Ilhota e Pomerode
R$ 7.197.971,83

ADR de TIMBÓ:
APAEs de Timbó, Indaial e Rodeio
R$ 2.428.443,95

(Com informações da ADR Blumenau)