Parte do vídeo sobre o Serviço de Reabilitação Visual
TRADUÇÃO LIBRASO quinto episódio da websérie “FCEE em Flashes” apresenta o trabalho realizado no Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), o qual presta atendimento ambulatorial a usuários de todo o Estado encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) deficientes visuais (cegos e baixa visão) e com perdas ou atrofias oculares. Único no Estado, o SRV atende uma média de 120 pessoas por mês. Confira o vídeo neste link ou no canal de vídeos do site da FCEE.

O SRV funciona no campus da FCEE, localizado em São José, na Grande Florianópolis, e é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos oftalmologistas especialistas em Baixa Visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores especialistas em Reabilitação Visual, Avaliação Funcional da Visão e Orientação e Mobilidade.

Instituído no início década de 1990 através de convênio firmado com a Organização Nacional dos Cegos da Espanha (ONCE), que possibilitou a capacitação de profissionais em Madri, bem como a aquisição de equipamentos e recursos ópticos especiais para o atendimento as pessoas com baixa visão, o Serviço de Reabilitação Visual da FCEE sempre foi uma referência no Brasil, tendo tornado o Estado de Santa Catarina um dos pioneiros neste tipo de atendimento.

Desde 2005 passou a atender pacientes do SUS, quando foi firmado um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde e a FCEE passou a ser credenciada como centro de referência em Santa Catarina na área de Reabilitação Visual, realizando atendimento a usuários do SUS de todo o Estado de Santa Catarina.

A webserie “FCEE em Flashes” da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) tem como objetivo apresentar em vídeos curtos e informativos o trabalho da instituição. Saiba mais em www.fcee.sc.gov.br

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito