Professor Marcelo Roque ministrando aula prática de hidroterapia
TRADUÇÃO LIBRASO último dia do I Encontro Catarinense de Hidroterapia, promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial através do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi, contou nesta quarta-feira, dia 13/09, com a participação do fisioterapeuta especializado em piscina terapêutica Marcelo Roque, responsável pelo site Acquabrasil e um dos maiores especialistas do País, que abordou técnicas e abordagens inovadoras na Hidroterapia, como Ai Chi, Aqua Fasciaterapia, Watsu, Halliwick, Bad Ragaz e Water Pilates.

Em elaboração desde 2015, o projeto de realização de um Encontro Estadual que aproximasse a FCEE e as instituições de educação especial que atuam na área da hidroterapia surgiu a partir de uma pesquisa realizada em 2016, a qual fez um mapeamento e análise da estrutura e funcionamento dos serviços de reabilitação em meio aquático nas instituições especializadas em educação especial de Santa Catarina. “Este evento também vai de encontro à missão da FCEE, que é difundir o conhecimento em educação especial”, explica o fisioterapeuta Diogo Alves Miguel.

No âmbito da FCEE, o Serviço de Hidroterapia é a modalidade terapêutica que utiliza o movimento em meio líquido como forma de reabilitação. Atuando dentro do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER), o Serviço é realizado em uma piscina de 21 m² por uma equipe multiprofissional formada por professores de educação física, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e um químico responsável pela qualidade da água. São atendidas crianças e adolescentes com idades entre zero e 17 anos que participam dos Programas de Estimulação Essencial e Reabilitação do CENER.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito