Pesquisadoras da FCEE com professor da UFSM
TRADUÇÃO LIBRASAo longo desta semana, as pesquisadoras Lívia Ferreira e Marielle Finatto do Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) receberam uma assessoria presencial do professor Carlo Schmidt, do curso de licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A assessoria visa a auxiliar com a revisão e organização de dados na parte final da pesquisa “Investigação de Metodologias Pedagógicas para o Serviço Educacional Especializado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, que deve ser concluída ainda este ano.

Baseada em estudos teóricos e práticos, a pesquisa tem como objetivo estabelecer as diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado com crianças com TEA. Faz parte da pesquisa o AEE em TEA, realizado pelas professoras do CENAP com oito crianças, entre 8 e 11 anos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o autismo atinge cerca de uma em cada 68 crianças. Em Santa Catarina, quase 600 crianças autistas têm acesso ao AEE em escolas públicas.

Graduado em Psicologia, o professor Carlo Schmidt tem mestrado e doutorado na área de psicologia do desenvolvimento, atuando principalmente nos temas de autismo, transtornos do desenvolvimento e família, intervenção precoce e inclusão. Segundo o professora Lívia Ferreira, a assessoria teve um saldo positivo. “Acredito que estamos cumprindo um dos papéis da FCEE, que é fazer a pesquisa que pode subsidiar a educação especial em Santa Catarina”, avaliou.