Logotipo comemorativo dos 50 anos da FCEE

TRADUÇÃO LIBRAS Neste mês de maio a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) celebra seus 50 anos de existência com diversos eventos comemorativos e alusivos que iniciam no dia 03 de maio às 15h com uma grande celebração no campus da instituição, localizado em São José. No dia 08 de maio a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) realiza uma Sessão Especial em Comemoração ao Cinquentenário da FCEE, enquanto no dia 28 de maio o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) presta uma homenagem especial à FCEE. No dia 30 de maio ocorre o lançamento do livro “FCEE 50 anos - Uma história de inclusão 1968-2018”.

Primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial, a FCEE, criada em 06 de maio de 1968 e vinculada à Secretaria de Estado da Educação (SED), beneficia milhares de pessoas em todo o Estado que dependem das políticas públicas para serem incluídas com qualidade de vida na sociedade. Suas ações são fundamentadas no princípio da inclusão com o objetivo de garantir à pessoa com deficiência o direito à cidadania.

O evento do dia 03 de maio ocorre às 15h no Ginásio Nadir Morelli no campus da FCEE e contará com uma ampla programação de atrações, que inclui apresentações de dança e capoeira por educandos da FCEE, entrega de homenagens a pessoas e instituições que tiveram especial importância nos 50 anos de história da Fundação e o tradicional Bolo de Aniversário. Na ocasião, a FCEE também receberá uma homenagem especial da Federação das APAEs de Santa Catarina (FEAPAES-SC), em nome de todas as APAEs do Estado. O evento é aberto ao público e terá ainda a participação da Banda da Base Aérea de Florianópolis e do jornalista Mário Motta como cerimonialista.

No dia 08 de maio a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) realiza uma Sessão Especial em Comemoração ao Cinquentenário da FCEE a partir das 19h no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde. O evento é aberto ao público e terá como objetivo homenagear pessoas e instituições que tiveram efetiva importância nos 50 anos de história da Fundação. A Sessão Especial foi proposta pelo deputado Ricardo Guidi, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc.

No dia 15 de maio a FCEE promove em seu Auditório o III Seminário Catarinense de Altas habilidades/ Superdotação, coordenado pelo Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), voltado para professores, assistentes técnicos e gestores educacionais das Gerências Regionais de Educação, agências formadoras (IES e Sistema S), Conselhos de Educação da esfera estadual e municipal e demais entidades afins.Um dos objetivos do Seminário é discutir os avanços nas políticas públicas na área de Altas Habilidades/Superdotação em Santa Catarina. A FCEE, através do NAAH/S, vem realizando um trabalho reconhecido pelo MEC como referência nacional nesta área e auxiliou, entre 2016 e 2017, a implantação dos serviços educacionais especializados em Altas Habilidades na rede estadual de ensino em 16 mesorregiões de Santa Catarina.

No dia 17 de maio a FCEE promove em Xanxerê o II Seminário Catarinense de Baixa Visão, coordenado pelo Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), com o objetivo de capacitar professores de instituições educacionais contribuindo com sua atualização na área da deficiência visual/baixa visão.

No dia 23 de maio a FCEE promove em Araranguá o Encontro Regional de Deficiência Intelectual e Envelhecimento, coordenado pelo Centro de Educação e Vivência (CEVI), com o objetivo de qualificar os profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde que trabalham na perspectiva do envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual visando aprimorar e atualizar as tecnologias de avaliação, intervenção e cuidado com estas pessoas e seus familiares/cuidadores. A FCEE, através do CEVI, realiza um trabalho considerado referência nesta área em Santa Catarina e no final de 2017 publicou o livro “Envelhecer com Deficiência Intelectual: aspectos básicos sobre o cuidado e o acesso aos direitos”(Florianópolis: Dioesc, 2017).

No dia 28 de maio o Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina (CEE/SC) presta uma homenagem à Fundação Catarinense de Educação Especial pela comemoração dos seus 50 anos de criação e também de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à educação, com destaque na Educação Especial. A sessão é aberta ao público e ocorre às 13h no Plenário do CEE/SC, no Centro de Florianópolis.

E, para fechar o mês comemorativo com chave de ouro, no dia 30 de maio às 14h a FCEE promove no seu Auditório o lançamento do livro “FCEE 50 anos - Uma história de inclusão 1968-2018”. A publicação, elaborada a partir de fotos, arquivos e depoimentos de servidores aposentados e na ativa, familiares e educandos, retrata a história da instituição, intimamente ligada à história da Educação Especial no estado, mostrando os aspectos que levaram Santa Catarina a se tornar hoje o estado mais inclusivo do Brasil.

Programação dos 50 anos da FCEE – MAIO 2018

Evento Comemorativo dos 50 anos da FCEE
Local: Ginásio Nadir Morelli – Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 - Bairro Nossa Sra. do Rosário/ São José