TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou a compra de uma mesa ortostática para o Centro de Educação e Vivência (CEVI). O equipamento adquirido trabalha a posição ortostática, que é a mudança da posição deitada ou sentada para a posição em pé. O ortostatismo é uma técnica realizada através da mesa ortostática de maneira gradual e tem o objetivo de deixar a pessoa na posição vertical. A gradualidade da ação é importante devido ao fato que o corpo necessita de certo tempo para adaptar-se a nova posição, visto que o ortostatismo tem repercussões no funcionamento de sistemas, tais como: o musculoesquelético, circulatório e respiratório.

Para as pessoas com deficiência que fazem uso constante de cadeira de rodas, a posição ortostática traz benefícios tanto na área física quanto psicológica. A simples mudança no ângulo de visão que o cadeirante comumente enxerga o mundo altera drasticamente ao colocá-lo em pé, melhorando, por exemplo, a autoestima desta pessoa. Além disso, há comprovada melhora na capacidade cardiorrespiratória, sistema genito-urinário, sistema vesical, tônus muscular, ação de prevenção de úlceras de pressão, osteoporose e deformidades e contraturas.

A mesa já está sendo utilizada nos atendimentos do CEVI. O uso do equipamento passa por uma avaliação prévia dos fisioterapeutas do setor e é prioritariamente utilizada dentro das atividades nos grupos de referência. Durante a execução da atividade na mesa ortostática o usuário deve estar 100% do tempo acompanhado do fisioterapeuta responsável.