TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou a compra de uma mesa ortostática para o Centro de Educação e Vivência (CEVI). O equipamento adquirido trabalha a posição ortostática, que é a mudança da posição deitada ou sentada para a posição em pé, sendo utilizado para pessoas que fazem uso constante de cadeira de rodas. O uso do equipamento, que já está sendo utilizado nos atendimentos no CEVI,  passa por uma avaliação prévia dos fisioterapeutas do setor e é prioritariamente utilizado dentro das atividades nos grupos de referência. Durante a execução da atividade na mesa ortostática, o usuário deve estar acompanhado o tempo inteiro do fisioterapeuta responsável.

O ortostatismo é uma técnica realizada através da mesa ortostática de maneira gradual e tem o objetivo de deixar a pessoa na posição vertical. A gradualidade da ação é importante devido ao fato que o corpo necessita de certo tempo para adaptar-se a nova posição, visto que o ortostatismo tem repercussões no funcionamento de sistemas, tais como o musculoesquelético, circulatório e respiratório.

Para as pessoas com deficiência que fazem uso constante de cadeira de rodas, a posição ortostática traz benefícios tanto na área física quanto psicológica. A simples mudança no ângulo de visão que o cadeirante está acostumado a enxergar, alterada drasticamente ao ser colocado em pé, melhora, por exemplo, a autoestima da pessoa. Também há comprovações de melhoras na capacidade cardiorrespiratória, sistema genito-urinário, sistema vesical, tônus muscular, ação de prevenção de úlceras de pressão, osteoporose e deformidades e contraturas.