TRADUÇÃO LIBRAS Neste mês de dezembro a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), realizou a segunda entrega de próteses oculares/lentes esclerais do semestre, tendo sido a primeira em outubro. Por meio destes dois momentos, foram entregues 140 lentes no total, adquiridas por meio de licitação. O atendimento é realizado pelo Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV) do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento ás Pessoas com Deficiência Visual (CAP). O serviço atende todos os municípios do Estado de Santa Catarina através de convênio com o SUS, que é responsável pelo encaminhamento dos pacientes.

O processo de medidas e moldagem até a entrega das próteses é realizado por profissionais da empresa contratada na licitação, juntamente com a optometrista da FCEE e é indicado para pessoas que tiveram algum trauma, doença ou nasceram com alguma anomalia que modificou a aparência do globo ocular ou precisaram fazer a retirada total ou parte dele. 



Um dos principais objetivos das próteses é recuperar o volume orbitário prevenindo o colapso e a deformidade palpebral, preservando a simetria e estética facial, melhorando de forma significativa a autoestima do usuário, além de proteger a cavidade anoftálmica contra possíveis agentes externos.

No dia 6 de dezembro, a repórter Graziane Ubiali do jornal SBT News compareceu ao CAP para acompanhar o processo de entrega das lentes, entrevistando os pacientes e divulgando o trabalho feito na FCEE. Assista a matéria: 



Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito