Professor Pedro de Souza apresenta atividades de 2018 no Auditório
TRADUÇÃO LIBRAS Os servidores da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participaram nesta quarta-feira, 19/12, da “Reunião de Trabalho de final de ano”, na qual o presidente Professor Pedro de Souza apresentou as principais atividades realizadas na instituição ao longo do ano de 2018, com destaque para as ações do Ano do Cinquentenário. O encontro ocorreu em duas edições, uma matutina e outra vespertina, no auditório da FCEE.

Entre as atividades destacadas pelo presidente em sua apresentação estão as ações alusivas ao Ano do Cinquentenário da FCEE, que resultaram na produção do livro “FCEE 50 anos: uma história de inclusão 1968-2018”. Também foram destacadas parcerias importantes firmadas ao longo do ano com instituições como a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (AFLODEF), a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Florianópolis, a Associação Amigo Down de São José e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

Entre as aquisições importantes foram destacadas a compra da chamada “Supervan”, para auxiliar no transporte dos profissionais para as assessorias técnicas e capacitações realizadas em todo o Estado de Santa Catarina; a obtenção de recurso para aquisição de 100 computadores para o campus; a compra de máquinas plastificadoras para a construção de materiais pedagógicos para os Centros de Atendimento Especializado e de uma mesa ortostática para uso em atendimentos a usuários no Centro de Educação e Vivência (CEVI); a aquisição de 400 caixas de formulário contínuo para impressão Braille (cerca de 600 mil folhas), que garantirão a impressão de livros em Braille por pelo menos mais três anos. Também foi destaque a reforma da piscina da Hidroterapia do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) e a entrega de 140 próteses oculares através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as ações técnicas foram destaque o lançamento do Plano de Formação Continuada na área de Educação Especial para os profissionais da rede regular de ensino e das instituições especializadas conveniadas com a FCEE; o lançamento de diversas Publicações Técnicas; a criação do Núcleo de Atenção ao Autismo (NATEA); a criação do Grupo de Estudos sobre Deficiência Intelectual na FCEE; a qualificação de profissionais das APAEs da região de Criciúma no curso de Introdução à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF); e a capacitação de profissionais em Estimulação Precoce e Reabilitação, em curso realizado no auditório da FCEE.

Diversos eventos de destaque foram realizados ao longo do ano, como o Seminário sobre Surdocegueira, o III Seminário Catarinense de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos caminhos da inclusão, o Encontro Regional da Deficiência Intelectual e do Envelhecimento, e o I Workshop de Artes realizado pelo CEVI sobre a importância da prática artística no desenvolvimento cognitivo e intelectual das pessoas com deficiência.

Na área paradesportiva, destaque para a participação da FCEE em diversas competições, como os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC), realizado em Jaraguá do Sul, e a promoção em parceria com a APAE de Camboriú do 7º Encontro Catarinense de Capoeira Especial.
Salientando a importância das webconferências, o Presidente destacou a apresentação sobre Recursos Pedagógicos para Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizada através do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) em agosto.

A participação de profissionais da FCEE em eventos de importância nacional também foi salientada, como o V Congresso Brasileiro de Fisioterapia (Cobrafin), em Florianópolis, o II Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, em Curitiba (PR), e o VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, em São Carlos (SP).

Neste ano a FCEE também firmou um importante Termo de Cooperação Técnico-Científica com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que já rendeu a realização conjunta entre as duas instituições do Congresso Catarinense de Educação Especial, previsto para ocorrer em setembro de 2019.

No final das duas edições do evento foram distribuídos brindes e sorteados volumes do Livro Ouro da FCEE entre os servidores presentes.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito