Servidoras da FCEE na etapa estadual da CONAE 2018
TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) teve importante participação nas discussões sobre educação especial no âmbito da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), cuja etapa nacional ocorreu entre os dias 21 e 23 de novembro de 2018 em Brasília, precedida da etapa estadual realizada em São José nos dias 9 e 10 de setembro. O evento, dividido em etapas municipais, estaduais e nacional, é realizado a cada quatro anos e envolve profissionais da educação de todo o Brasil.

Representada pelos profissionais Sérgio Bassetti, Jussara dos Santos e Juliana Buratto, a FCEE participou das discussões sobre o Eixo V do Plano Nacional de Educação (PNE), que discutiu “Planos decenais, Sistema Nacional de Educação (SNE), Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão”, além de auxiliar nos trabalhos da Comissão de Sistematização e Monitoramento da etapa estadual.

Tendo como tema central “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à Educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, a CONAE 2018 teve como objetivo discutir ações para o desenvolvimento da educação desde o ensino infantil ao superior

A etapa nacional do evento contou com a participação de mais de 1,5 mil pessoas, que participaram também das etapas estaduais. Além da FCEE, Santa Catarina foi representada por membros da Secretaria de Estado da Educação, das Gerências Regionais de Educação, do Fórum Estadual de Educação, do Conselho Estadual de Educação, entre outras entidades representativas da educação.

Sobre a Conae

A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço democrático instituído pelo Poder Público em articulação com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional.

Realizadas a cada quatro anos, as conferências nacionais de educação tem como objetivo avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.