Profissionais da FCEE falam diante do público em sala de aula lotada.
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promoveu nesta terça-feira (13/08) em São Miguel do Oeste o “Encontro Regional de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos caminhos da inclusão”, com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Chapecó e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento ocorreu no auditório do Colégio São Miguel e contou com palestras ministradas pela procuradora do MPT-Chapecó, Mariana Casagranda, pela diretora do Programa SENAI Ações Inclusivas em Santa Catarina, Rosana Baron Zimmer Mendes, além das profissionais do CENET/FCEE, Giovana Marchi Flores, Kátia Regina Ladewig e Neide Maria de Souza.

O objetivo do encontro, coordenado pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE, foi promover, de forma regionalizada, uma ação conjunta entre instituições de atendimento especializado, instituições de formação profissional, órgãos de assistência social, órgãos reguladores e meio empresarial para garantir à pessoa com deficiência o acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho.

Foram abordados temas como a relação Educação Profissional / Educação Especial; atuação do Ministério Público do Trabalho / Fiscalização; o Programa de Educação Profissional e o Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE; dados sobre pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Santa Catarina e do encaminhamento realizado pela FCEE, na Grande Florianópolis; inclusão da pessoa com autismo no mercado de trabalho, e o Programa SENAI / SESI de Ações inclusivas.

Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) foi uma das instituições públicas pioneiras no Brasil no encaminhamento de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. O Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE é responsável pelo Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho, cuja finalidade é ofertar à pessoa com deficiência oportunidade de emprego, proporcionando o estabelecimento de novas relações sociais e profissionais nas modalidades de Estágio, Contrato de Aprendizagem e Colocação no Trabalho Formal. A FCEE também realiza a orientação e acompanhamento do recém-contratado na execução de suas atividades profissionais, durante o período de adaptação no posto de trabalho. Oferece ainda suporte teórico-metodológico às empresas que mantêm essas pessoas em seu quadro funcional. O Serviço é gratuito e voltado para pessoas com deficiência (intelectual, sensorial, física, múltipla) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) com idade superior a 14 anos. Mais informações neste link.