- Atendimento em Educação Especial
- Atividades Paradesportivas
- Avaliação Diagnóstica
- Central de Interpretação de LIBRAS
- Cursos e Capacitações
- Educação Profissional
- Estágio curricular obrigatório no campus da FCEE
- Oportunidades de Trabalho para Pessoas com Deficiência
- Parecer para Atendimento em Classe
- Parecer para Atendimento Educacional Especializado
- Produção de Livro Acessível
- Publicações técnicas da área da Educação Especial
- Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV)
- Solicitar vaga para frequentar Instituição Especializada
- Visitas técnicas e/ou institucionais
Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com dez Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. A clientela dos Centros é composta por pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.
A EXPERIÊNCIA DE QUEM JÁ ADERIU
Conheça no link abaixo a experiência da APAE de Florianópolis com o Modelo de Repasse Direto para Educação Especial do Governo do Estado de Santa Catarina, modalidade de convênio opcional que substitui a tradicional cedência de professores temporários para as instituições.
MRD (Modelo de Repasse Direto) - A experiência da APAE de Florianópolis
MRD – INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
O QUE É
O Modelo de Repasse Direto (MRD) é a modalidade de convênio para educação especial baseada no repasse de verbas para contratação direta, pela instituição, de professores e demais profissionais necessários.
MRD – INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
CRITÉRIOS
Os valores repassados a cada instituição via MRD são baseados na análise de número de educandos matriculados e enturmação.
Em vez de contratar e ceder professores, o Governo do Estado, via Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), repassa os recursos financeiros.
Cada instituição parceira define a contratação dos profissionais mais adequados para suas necessidades, seguindo os critérios estabelecidos em convênio e na Política de Educação Especial de Santa Catarina.
//VANTAGENS
Autonomia
No Modelo de Repasse Direto, a contratação fica a cargo da instituição parceira. Dessa maneira, é possível escolher entre professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e psicólogos, por exemplo.
Além do tipo de profissional contratado, a instituição parceira tem liberdade para definir outras necessidades mais adequadas à sua realidade.
//VANTAGENS
Agilidade
Com os recursos em caixa, instituições parceiras conseguem agilizar processos de contratação ou substituição de profissionais, sem depender da burocracia e prazos legais quando comparado ao modelo tradicional de cessão de professores.
//VANTAGENS
Engajamento
No MRD, a tendência é que haja uma adesão maior dos profissionais, criando vínculos mais fortes com as instituições parceiras.
O engajamento dos profissionais é um dos fatores determinantes para uma educação especial bem-sucedida.
A contratação direta permite uma avaliação mais apurada dos professores e profissionais, qualificando a seleção.
//VANTAGENS
Ampliação dos atendimentos
Uma das grandes vantagens do MRD é permitir a contratação de profissionais de diferentes especialidades, e não apenas professores.
Isto potencializa a criação de equipes multidisciplinares em mais regiões do Estado, qualificando ainda mais a educação especial em Santa Catarina.
MRD – INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por meio do MRD, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a Educação Especial e reconhece a importância das instituições parceiras para a inclusão e universalização do acesso à educação em Santa Catarina.
Em relação às mudanças, vale destacar que:
INSTITUCIONAL
COMUNICAÇÃO
CONTATO
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