Bandeira de Santa Catarina. Ir para o site do Governo do Estado de Santa Catarina Governo do Estado de Santa Catarina
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE
Ir para Conteúdo (alt+c) | Onde Estou (alt+o) | Menu Principal (alt+m) | Busca no Site (alt+b) Contraste com fundo preto Contraste com fundo branco Cor padrão Aumentar fonte Diminuir fonte Fonte padrão
Logomarca da FCEE
Página Principal
Institucional
Convênios
Oportunidade de Trabalho para PCD
Serviço de Educação Especial em SC
Ajudas Técnicas / Tecnologia Assistiva
Centros de Atendimento Especializados
Blogs
Cursos
FCEE em Números
Acessibilidade
Biblioteca Virtual
Legislação Específica da Educação Especial
Links
Editais
Processos Seletivos e Concursos
Mapa do Site
Consulta de Ramais
Fale Conosco
Acesso restrito
Página Principal arrow Centros de Atendimento Especializados arrow CAP
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP PDF Imprimir E-mail

 

banner_cap1

O Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais – CAP, institucionalizado pelo Ministério da Educação é resultado de um trabalho conjunto entre Fundação Catarinense de Educação Especial, Secretaria de Estado da Educação  e  Governo do Estado de Santa Catarina.

O CAP foi implantado na perspectiva de se constituir numa ação política pública integrada em todas as esferas administrativas governamentais e não-governamentais, contando com a participação das Instituições de Ensino Superior e comunidade em geral.  Portanto, o CAP funciona como Centro de referência, oferecendo serviços de apoio pedagógico, suplementação didática ao sistema de ensino e reabilitação visual em todo Estado. Na área educacional o CAP tem como objetivo garantir às pessoas deficientes visuais (cegos e baixa visão) o acesso ao conteúdo programático desenvolvido nas escolas da rede regular de ensino, confecção e distribuição de materiais pedagógicos adaptados, bem como o acesso à literatura à pesquisa e à cultura por meio da utilização de equipamentos da moderna tecnologia, da impressão do livro em Braille e geração no formato Daisy. O CAP é responsável em desenvolver a ação de Capacitação de Recursos Humanos na área visual. Com esta ação, o CAP se propõe a capacitar profissionais da rede regular de ensino, dos Serviços de Atendimento Educacional Especializado - SAEDE/DV, Instituições de Educação Especial e outras instituições, mediante solicitação ou quando programado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial.

Na área da reabilitação, o CAP é credenciado no Ministério da Saúde  através da Portaria SAS 200 – 26/04/2010,   como Centro de referência no Estado de Santa Catarina na área da Reabilitação Visual, tendo como objetivo Prestar atendimento ambulatorial aos usuários do SUS, deficientes visuais (cegos e baixa visão) e com perdas ou atrofias oculares que residem no Estado  e que, mediante avaliação médica, são indicados para o tratamento de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular.

CAP vem consolidando estes objetivos estruturando o seu trabalho através de ações técnicas sistematizadas visando a melhoria e ampliação de serviços e programas de atendimentos especializados do Estado de Santa Catarina, fortalecendo a implementação da Política Nacional  e Estadual de Educação Especial.

Serviços que compõem o CAP

Serviço de Produção de Livro Acessível: Tem a responsabilidade de produzir, através da adaptação, transcrição, geração e a criação de recursos pedagógicos procurando sempre a melhor forma de atender às necessidades dos educandos com deficiência visual que freqüentam as Salas de Recursos do Estado de Santa Catarina em seu processo educacional.

  • Livro Braille: texto transcrito e impresso, conforme as normas técnicas para produção de texto em Braille.
  • Livro Digital Falado: texto escrito em áudio (representação multimídia de uma publicação impressa), também permite a ampliação de caracteres e a impressão dos textos em Braille. (Veja vídeo do MEC).
    Profissionais que compõem a Equip: - Pedagogo, -Professor Transcritor Braille, -Professor Revisor Braille, - Professor Adaptador em Tinta, - Professor Adaptador em Relevo e Professor Transcritor em Aúdio

Serviço de Produção de Material Pedagógico Adaptado - Tem como propósito a criação e produção de materiais pedagógicos adaptados a fim de proporcionar a ampliação de possibilidades de inserção social das pessoas com deficiência no sistema regular e especial de ensino, através da utilização destes recursos. (Clique aqui catálagos).
Profissionais que compõem a Equipe: - Pedagogo e Costureira;

Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular - Prestar atendimento ambulatorial aos usuários do SUS, deficientes visuais (cegos e baixa visão) e com perdas ou atrofias oculares que residem no Estado de Santa Catarina e que mediante avaliação médica são elegíveis para o tratamento de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular.(clique aqui para acessar as diretrizes).

  • Reabilitação Visual - consiste no atendimento às pessoas com baixa visão por meio de avaliação oftalmológica, adaptação e encaminhamento para o uso de recursos ópticos e não ópticos.
  • Adaptação de Prótese Ocular - Promover a adaptação de Próteses Oculares nas pessoas com anoftalmias, enucleação, evisceração e com traumatismos oculares com perdas parciais. Os Serviços de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular são compostos por equipes multidisciplinares, outorgadas por uma sistemática dinâmica de atendimento, composta dos seguintes profissionais previstos pela Portaria GM/MS 3.129/08:

    Área Clínica
    Oftalmologista Especialista em Baixa Visão – Responsável Clínico;
    - Oftalmologista Especialista em Baixa Visão;
    - Óptico Protesista;
    - Assistente Social;
    - Fisioterapeuta;
    - Psicólogo

    Área Técnica
    -
    Pedagogo;
    - Reabilitador Visual;
    - Professor de Orientação e Mobilidade;

 

Telefones para contato:

Coordenação do CAP -  0XX(48) 33811675

Serviço de Produção de Livro Acessível -0XX(48) 33811638

Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular - 0XX(48) 33811642

Serviço de Produção de Material Pedagógico Adaptado - 0XX(48) 3381-1638

 


   
 
 
 
FCEE - Fundação Catarinense de Educação Especial
CNPJ  Nº 83 900 522/0001-77
Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 | Bairro Nossa Senhora do Rosário
São José | SC | Brasil | CEP 88108-900
Fone: (48) 3381-1600 | E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
 
 
  Desenvolvimento: | Conteúdo: FCEE | Tecnologia: Open Source