Dados das contratações no 1º semestre de 2016
TRADUÇÃO LIBRASO Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promoveu no primeiro semestre deste ano 89 contratações de pessoas com deficiência em empresas da Grande Florianópolis. O Serviço, realizado há 38 anos pela FCEE através do Centro de Educação e Trabalho (CENET), vem ampliando suas atividades cada vez mais na direção da qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho.

“Com o surgimento de legislações que amparam o direito da pessoa com deficiência em acessar aos postos de trabalho e, principalmente, pela parceria que vem sendo realizada entre instituições de atendimento às pessoas com deficiência, agências de regulação e fiscalização, agências formadoras, meio empresarial e sociedade civil, vivemos um momento de plena expansão e conscientização do potencial de profissionais, em que a deficiência é apenas um detalhe”, afirma a coordenadora do CENET, Kátia Regina Ladewig.

Neste sentido, a FCEE, através do CENET, já está participando dos preparativos para a Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2016, que ocorrerá entre 19 e 25 de setembro de 2016. Promovida pelo Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE-SC), Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e entidades parceiras com o propósito de promover e garantir a inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho por empresas da Grande Florianópolis que se enquadram no art. 93 da Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, a Semana é um projeto que surgiu a partir dos resultados positivos do Dia D, realizado em 2015 e que também contou com o apoio da FCEE.

Histórico do Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho
Em 1978, a Fundação iniciou uma caminhada solitária em direção à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, haja vista que neste período não se dispunha de meios legais que promovessem o seu acesso ao âmbito profissional. Somente em 1991 é promulgada a Lei nº 8.213, que em seu artigo 93 dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Em 1981, diante da demanda gerada pelo Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, a FCEE implantou uma equipe de quatro profissionais, objetivando a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Estado de Santa Catarina. Deste trabalho resultou a inclusão de 200 profissionais com deficiência nos municípios de Florianópolis, São José, Chapecó, Blumenau, Brusque e Rio do Sul.

No decorrer destes 38 anos, a Fundação, por meio do CENET, vem ampliando suas atividades, seja no que se refere à qualificação profissional, seja na colocação no mercado de trabalho, com resultados bastante satisfatórios. Entre 2012 e 2015 o Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE promoveu a contratação de 364 pessoas com deficiência por empresas da Grande Florianópolis.

Saiba mais em Oportunidades de Trabalho para Pessoas com Deficiência.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito