A Central de Interpretação de LIBRAS da FCEE, instalada no campus da instituição em São José (SC), foi criada em agosto de 2012, tendo sido integrada ao programa Viver Sem Limites, do Governo Federal, no início de 2013, mudando então sua denominação para CIL/SC.

Primeira Central de Interpretação de LIBRAS de Santa Catarina, tem como objetivo promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade preservando seus direitos.

A CIL/SC realiza atendimentos gratuitos para a comunidade surda de todo o Estado de Santa Catarina, com preferência para os municípios da Grande Florianópolis, para casos de interpretação médica, jurídica, policial, encaminhamento e suporte ao mercado de trabalho, entre outros. Todos os atendimentos são feitos com agendamentos prévios com 48h de antecedência via e-mail, telefone, Skype ou pessoalmente na sede da CIL/SC. Casos de urgência também são atendidos através de um intérprete plantonista membro da Central.

As Centrais de Interpretação de LIBRAS (CIL) são parte da política desenvolvida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Desde 2012, foram implantadas 37 centrais no Brasil em parcerias com Estados e municípios, que auxiliam o atendimento das pessoas surdas nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais com intérprete de LIBRAS e traslado. Para implantar as Centrais, o governo federal doa mobiliário, computadores, equipamentos eletrônicos e um carro para Estados e municípios interessados. Como contrapartida, os parceiros devem disponibilizar recursos humanos e materiais de escritório, além de um motorista e de manutenção para o veículo.

Além da Central localizada no seu campus em São José, a FCEE também é responsável pela Central de Interpretação de LIBRAS nas cidades de Lages e Xanxerê.


Contatos:

Central de Interpretação de LIBRAS - CAS/FCEE - São José
Email: centralinterpretes@fcee.sc.gov.br / cilsc.gf@gmail.com 
Telefone: (048) 3664-4927 / 3664-4928
Whatsapp: (048) 99139-3799
Skype: Central Intérpretes SC

Central de Interpretação de LIBRAS - APAS – Lages
Email: apaslages@gmail.com
Telefone: (049) 3222-5411
Skype: apas lages

 

Central de Interpretação de LIBRAS de Xanxerê – Apadavix
Endereço: Rua Marechal Borman, 351 / Sala 01 – Centro
Xanxerê – Santa Catarina – 89820-000
Fone: 49 3433.6245
E-mail: apadavix_sc@hotmail.com
Site: https://apadavix.com.br/

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito