São José, 22/03/2012 – A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por intermédio de membros do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS), do Centro de Tecnologias Assistivas (Cetep) e da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea), realizou na tarde desta quinta-feira (22) uma videoconferência com integradoras de 24 Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs). O objetivo da ação foi passar orientações e tirar dúvidas a respeito do curso de capacitação oferecido para Intérpretes de Língua de Sinais – modalidade à distância.

“Depois desta etapa, é só aguardar o encerramento das inscrições no próximo dia 25 e o curso será iniciado no dia 26”, disse a integradora de educação especial da Gecea, Maria Stela Lopes de Simas Sumienski. O período de realização do curso é de 26 de março a 3 de agosto de 2012, com carga horária de 220 horas (180 horas à distância e 40 horas presencial). Serão aproximadamente 250 vagas oferecidas gratuitamente pela Fundação Catarinense de Educação Especial. As inscrições podem ser feitas pela Plataforma Moodle, via site da Secretaria de Estado da Administração (http://deapvirtual.sea.sc.gov.br/), depois de liberado o cadastro via Cetep e SEA (DeapVirtual), com sua devida senha.

O público-alvo especificado se estende exclusivamente a profissionais intérpretes de 24 das 36 Gerências de Educação, entre elas, São Miguel do Oeste, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Quilombo, Palmitos, Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Campos Novos, Videira, Caçador, Seara, Curitibanos, Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, Lages, Canoinhas, Mafra, Taió e São Joaquim. Os ministrantes serão a pedagoga Letícia Fernandes, o professor Intérprete de Libras do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS), Marcos Luchi, e a intérprete Juliana Guimarães.

Entre os tópicos programados no curso, destacam-se: Breve histórico e Perspectivas Éticas do ILS; Tradução e Interpretação de Língua de Sinais (10h à distância); O intérprete na educação: professor ou técnico?; Glossário de Ciências; Glossário de Língua Portuguesa; Língua de Sinais aplicada à interpretação I e II; e Linguística da Língua de Sinais. Um certificado será emitido aos participantes da capacitação pela FCEE, por meio da Gerência de Capacitação Extensão e Articulação (Gecea), conforme registro de 80% de frequência mínima.

Errata

Diferentemente do que a FCEE informou em publicação desta quarta-feira (21), o curso de capacitação para Intérpretes de Língua de Sinais é destinado exclusivamente a profissionais que já atuam como intérpretes na rede de ensino de Santa Catarina e não para professores da rede pública em geral.  Já as inscrições devem ser feitas pela Plataforma Moodle, via site da Secretaria de Estado da Administração (http://deapvirtual.sea.sc.gov.br/) e não por meio das Gerências de Educação, como equivocadamente havíamos informado, salientando  que para a inscrição ser efetuada é necessário que o cadastro seja liberado pelo CETEP E SEA.

Assessoria de imprensa - FCEE

2fcee_realiza_videoconferncia_com_sdrs_sobre_curso_de_intrprete1fcee_realiza_videoconferncia_com_sdrs_sobre_curso_de_intrprete