São José, 10/04/2012 – A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) abriu nesta terça-feira (10) as inscrições para um curso à distância de Língua Portuguesa como L2 (segunda língua) – enfoque no aluno surdo, dirigido aos profissionais das escolas da rede de ensino estadual envolvidos na educação de surdos de Santa Catarina, principalmente professores bilíngües. Serão 150 vagas oferecidas gratuitamente. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de abril, por meio da Plataforma Moodle, via site da Secretaria de Estado da Administração (http://deapvirtual.sea.sc.gov.br/).

O período de realização do curso é de 7 de maio a 15 de junho, com carga horária de 60 horas, dividida em três módulos de 20 horas cada.

“Os profissionais que precisam se cadastrar na Plataforma Moodle para fazer as inscrições, por não possuírem cadastro nela, deverão encaminhar dados pessoais [ver aqui] até 25 de abril para o e-mail marcia@fcee.sc.gov.br”, disse a integradora da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea), Maria Stela Lopes de Simas Sumienski. “Importante ressaltar: as vagas oferecidas são para os 150 primeiros inscritos”, acrescentou a integradora.

O objetivo é oferecer aos participantes estudos sobre a educação bilíngue, a aquisição da língua portuguesa escrita por crianças surdas e conceituar interlíngua; trabalhar as principais características da leitura e escrita do surdo; ilustrar como os gêneros textuais podem ser abordados; estimular o entendimento sobre quais os direitos do aluno surdo na avaliação em LP/S; mostrar como as TIC´s (letramento digital) podem ser excelentes ferramentas para o aprendizado de L2 mais eficaz na Educação de Surdos;  e oferecer espaço de discussão sobre estratégias para o aprendizado de Língua Portuguesa. A ministrante será a professora Marilyn Mafra Klamt.

Ao final do curso, o aluno fará uma avaliação de conhecimentos. O direito ao certificado – que será emitido pela FCEE – fica condicionado à aprovação nesta avaliação. Para os cursistas não aprovados, será fornecida somente uma declaração de participação. Exige-se o registro de 100% de frequência.

A iniciativa é resultado de uma ação conjunta da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação, Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS) e do Centro de Tecnologias Assistivas (Cetep).

Assessoria de Imprensa – FCEE