atletas_da_fcee_participam_dos_3_parajescSão José, 15/05/2012 – Uma equipe de atletas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), formada por alunos – com deficiência, auditiva, visual, intelectual e física – de escolas da rede de ensino estadual e particular, e que atuam em projetos esportivos do Centro de Educação Física (Ceduf), iniciam nesta terça-feira (15) a participação no 3º Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), programado até o sábado (19) na cidade de Brusque.

A equipe da FCEE participa da competição nas modalidades de Bocha paralímpica, com Daniel Veras Silvestre e Júlia Pereira Marcelino, e Futebol 7 para paralisados cerebrais e atletismo, com Bruno Ludvig Hoffmann e Lucas Mascarenhas dos Anjos.

A expectativa dos atletas é conseguir “bons resultados”, com o objetivo de assegurar uma vaga na delegação estadual que participará das Paraolimpíadas Escolares em São Paulo, no mês de outubro. A mãe de Daniel, Joseane, sua calheira, mostrava-se apreensiva às vésperas da disputa em Brusque. “Já participamos de um festival, onde o Daniel foi vice-campeão, uma competição oficial é a primeira vez, e acredito que ele irá se sair bem”, disse. Apreensão semelhante é a vivida pelos atletas Lucas e Bruno, que estavam “contando os dias” para o início da competição e de Júlia, que ficou com terceiro lugar em sua modalidade esportiva dos Jogos e nono lugar nas Paraolimpíadas na edição do ano passado.

Para o técnico, Jefferson Seeber, a competição tem um diferencial em relação a outras. “Neste evento, podemos observar o interesse dos profissionais das escolas que trabalham no dia a dia com estes alunos, pois é através das aulas de educação física que se inicia a motivação para a prática de um esporte”, disse. “Sabemos ainda que muitos dos atletas participantes são bancados por associações e não diretamente pelas suas escolas, e esta é uma realidade que está mudando, pois cresce o interesse dos profissionais pelo Paradesporto”.

Curso de capacitação

Os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina será marcada ainda pela realização de um curso de capacitação em Paradesporto Escolar – iniciação, uma parceria entre a FCEE e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O objetivo é oferecer capacitação aos profissionais das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional para atuarem na área. “Esperamos contar com a participação de aproximadamente 100 profissionais, o que é significativo, pois estes atuarão como disseminadores do Paradesporto nas suas regiões”, destacou o coordenador de Paradesporto da Fesporte, João Batista Cascaes.

Os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina é resultado de uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura de Brusque.

Assessoria de Imprensa - FCEE