fcee_inicia_curso_sobre_altas_habilidadessuperdotaoSão José, 28/05/2012 – A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou nesta segunda-feira (28) um curso de capacitação de 70 horas na área de Altas Habilidades/Superdotação – modalidade à distância, dirigido a sessenta profissionais ligados às 36 Gerências Regionais de Educação (Gered), entre eles, integradores de Educação Especial e Diversidade, professores, gestores e assistentes técnicos.

O objetivo do curso, programado até o dia 5 de agosto, é difundir políticas públicas; apresentar estratégias para a identificação, atendimento e desenvolvimento de alunos com indicativos de altas habilidades; discutir práticas pedagógicas e promover condições necessárias para que os alunos  desenvolvam e potencializem suas habilidades; e divulgar o trabalho do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/s) de Santa Catarina, instalado no campus da FCEE.

“A capacitação traz um tema – Altas Habilidades/Superdotação – que merece ser urgentemente ser trabalho”, destacou a professora Sirlei Ignácio (foto), uma das sete ministrantes do curso. Ela é a responsável pelo tópico intitulado de “Política de Altas Habilidades” e correspondente à primeira aula do curso, que ainda vai tratar de “O que são Altas Habilidades/Superdotação?”, “Algumas características das pessoas com altas habilidades”, “A importância de uma educação que atenda a necessidade dos alunos com altas habilidades”, “Estratégias para identificação da pessoa com altas habilidades”, “Avaliar para quê?”, “Unidade de atendimento ao professor”, “Unidade de atendimento ao aluno”, “Unidade de atendimento à família” e “Implantação do serviço”.

No conjunto, serão oferecidas dez aulas, cada uma com a duração de 5 horas. Além Sirlei, o curso terá também como ministrantes: Andréia Alves Panchiniak, Giselle Araújo e Silva de Medeiros, Kelly Christina Gelsleuchter, Sandra Duarte Hottersbach, Vânia Pires Franz de Matos e Vanilda de Souza Pires.

Um certificado será emitido aos participantes da capacitação pela FCEE, por meio da Gerência de Capacitação Extensão e Articulação (Gecea), conforme registro individual de 100% de frequência, com avaliação mínima de 7,0.

Assessoria de Imprensa - FCEE