_dsc6211
13/05/14 - No último sábado (10), a FCEE foi representada por uma delegação formada por 24 alunos e 3 servidores no Festival: O Pulo do Gato, promovido pela Associação Cultural Capoeira na Escola e Prefeitura Municipal de Biguaçu. O Festival foi marcado pela competição de acrobacias de capoeira permeada por vídeos educativos com a temática de conscientização sobre o que foi a Escravidão, a Lei Áurea e como está a situação atual dos negros no Brasil.
            Os capoeiristas da FCEE deram um show na abertura do evento. Sempre com o sorriso no rosto, contagiaram a todos os presentes com os bonitos movimentos (golpes, defesas e acrobacias) que apresentaram, relatou o professor de Educação Física (CEDUF), César Bueno.
            Já a Fisioterapeuta (CEVI), Angélica Cristiane, ressaltou a capacidade de assimilação das informações passadas constatada nas conversas informais com cada integrante da delegação: Entre outras coisas, eles comentaram que o Racismo é uma coisa ruim e que não devemos tratar mal as pessoas só porque somos diferentes. Também gostaram muito de ganhar medalha de participação.
            Outra atividade sobre a Abolição da Escravatura está sendo promovida pelo Centro de Educação Física. Entre os dias 12 e 15 de maio, acontecem aulas de vídeos e palestras aos alunos atendidos pelas aulas de Capoeira na FCEE. O responsável pela atividade, Fernando Bueno (Tuti), Educador Físico, destaca "É importante que nosso público saiba que a origem da Capoeira remonta à época da escravidão; e ao mesmo tempo, entenda o quão sofrida foi a trajetória desta arte-luta para que ela chegasse hoje até eles.E para finalizar, a escravidão no Brasil foi um genocídio baseado numa relação de exploração de trabalho. Assim, especificamente no caso dos aprendizes do CENET, futuros integrantes do mercado de trabalho, conhecer essa história é também uma forma de conscientizarem-se sobre o valor de sua mão-de-obra".