reuniao_depe_06_1106/11/14 - O amplo processo em curso de redimensionamento técnico da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), coordenado pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), foi o assunto principal da reunião realizada na tarde desta quinta-feira (06/11) no Gabinete da Presidência da instituição. Os convênios com as instituições congêneres e a conclusão do projeto em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também foram discutidos.

O redimensionamento técnico da FCEE, que entra em sua fase conclusiva, tem como objetivo garantir que a instituição cumpra, de fato, a sua missão conforme a legislação vigente e as políticas públicas existentes na área de educação especial.  O projeto envolve modificações em todos os Centros de Atendimento Especializado da Fundação.

Ao longo do encontro, que durou mais de três horas, o Presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, discutiu detalhes também com o grupo de diretores, gerentes, supervisores, integradores e articuladores da instituição sobre a finalização do projeto realizado em parceria com o MPSC “Formação no Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente com Deficiência e suas Famílias”, que entra em sua fase de finalização, relatório e encaminhamentos. O projeto percorreu o Estado de Santa Catarina ao longo do ano promovendo debates e discussões sobre as problemáticas no atendimento a adultos, crianças e adolescentes com deficiências, envolvendo no total mais de 2 mil pessoas entre Promotores de Justiça, Magistrados, equipes técnicas, gestores e servidores dos órgãos municipais e instituições responsáveis pelo atendimento às pessoas com deficiência.

Outro tema analisado ao longo do encontro foram as possíveis modificações na função da FCEE em relação às instituições congêneres conveniadas, para que elas se tornem executoras das políticas definidas pela órgão central.

Além do Diretor da DEPE, Waldemar Pinheiro, também participaram do encontro o Diretor de Administração, Rubens Feijó e a Supervisora de Educação Especial, Neuza Maria Leal. Representando a Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) estiveram presentes a Gerente, Juliana Luchi Schmitz, o Articulador de Grupo de Trabalho, Sérgio Bassetti, a Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas, Edite Sehnem, e a Integradora de Educação Especial, Maria Stela Lopes de Simas Sumienski.  Já representando a Gerência de Pesquisas e Conhecimentos Aplicados (GEPCA) estiveram presentes a Gerente, Rosa de Lima Reginaldo, juntamente com a Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear, Elaine Piucco, e a Integradora de Educação Especial, Daniela Batistoti.