julia_parte_campeonato_brasileiro_aguas_de_lindoia

10/11/14 - A atleta da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Júlia Pereira Marcelino, 15 anos, embarcou nesta segunda-feira para mais um desafio: participar do Campeonato Brasileiro de Bocha Individual, promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), que ocorre de 10 a 14 de novembro em Águas de Lindóia (SP).

Representando a Região Sul junto com atletas do Paraná e do Rio Grande do sul, Júlia parte com a expectativa de novas conquistas em 2014. Considerada atleta revelação no Campeonato Regional Sul de Bocha deste ano, quando conquistou o vice-campeonato, a jovem também foi vice-campeã nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) 2014. “Espero jogar bem e aproveitar esta oportunidade”, afirmou a atleta, que considera esta mais uma oportunidade de aprendizado, salientando que enfrentará adversários de alto nível, como membros da seleção brasileira. Para a técnica de Júlia, Fabíola Spader, enfrentar atletas de alto nível contribuirá para seu desenvolvimento no esporte, trazendo experiência para outras competições.

Fundada em 1975, a ANDE é uma instituição voltada para o fomento e o desenvolvimento de esportes para pessoas com paralisia cerebral. A bocha individual, que tornou-se um esporte paraolímpico em 1984, tem como principal característica oportunizar a prática por pessoas que apresentam grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo.

Congresso Paradesportivo Internacional

No dia 5 de novembro passado, acompanhada do colega Daniel Veras Silvestre, 17 anos, também atleta da FCEE, Júlia participou de uma apresentação especial para um curso de capacitação sobre bocha ocorrido no âmbito do IV Congresso Paradesportivo Internacional, evento realizado de 5 a 7 de novembro em Florianópolis e promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. A participação da equipe da FCEE foi fundamental para destacar o alto nível de desenvolvimento da modalidade no Estado de Santa Catarina, e, em especial, na FCEE.